Após decisão judicial, garimpeiros fazem bloqueio em ponte de Aripuanã

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Garimpeiros do município de Aripuanã bloquearam na manhã desta quarta-feira (02) a ponte do Rio Aripuanã, na MT-208, que dá acesso ao distrito de Conselvan. O ato foi uma manifestação contrária a decisão judicial expedida no início desta semana determinando o fechamento do garimpo ilegal no município.

A decisão do fechamento do garimpo foi expedida pelo juiz federal Frederico Pereira Martins, da Vara Cível e Criminal de Juína, que determinou que a União, o Estado de Mato Grosso, a Agência Nacional de Mineração (ANM) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) montem uma força-tarefa para que sejam impedidas todas as atividades em um garimpo ilegal na região de Aripuanã.

A área já havia sido desocupada após operação policial, mas os invasores acabaram retornando. O magistrado impôs multa de R$ 10 mil para cada obrigação que for descumprida.

Buscando a legalização os garimperios haviam se juntado para a formação de uma cooperativa, Cooperativa de Minaradores e Garimpeiros de Aripuanã, que inclusive conseguiu uma área para exploração legalizada do minério da região, sendo aguardado apenas a licença de Operação.

Em entrevista o presidente da cooperativa Coopermiga, Antônio Vieira da Silva, popular Toninho, lamentou o retrocesso.

“Ia pegar a LO, que é a licença de operação, mas infelizmente fomos surpreendidos com essa decisão do juiz. O que o Juiz entendeu é que ele não participou dessa negociação, mas não era necessidade, pois já tinha o governo federal, já tinha as partes interessadas e o governo do estado participando efetivamente”, frisou Toninho.

Os garimpeiros contínuam na localidade no aguardo da revogação da decisão.

Fonte: Repórter em Ação

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Acesse Notícias. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com muito ❤️️ por GO7.SITE

⚙️