baner topo1
Juara – Mato Grosso
Segunda-Feira, 30 de Novembro de 2020

Associação dos artesãos do Vale do Arinos (Arts Vale) tem quase 40 associados

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

A Arts Vale – associação dos artesãos do Vale do Arinos conta com 38 associados e está se reestruturando e realizando o cadastramento dos artesãos, conforme disse Rosenilde Antônio dos Santos, presidente da Arts Vale.

A regularização dos artesãos se faz necessário para que os mesmos possam ter acesso a financiamentos e também poder vender e expandir seus produtos artesanais.

Rosenilde destacou a importância do espaço que será proporcionado pela Secretaria de Indústria Comercio e Turismo (SECITUR) para a realização da feira e exposições dos produtores artesanais, e disse que uma das fontes de divulgação todos os anos era a realização da Expovale, onde muitos artesãos colocaram seus produtos a venda e ficou a desejar esse ano, por motivos da pandemia do novo coronavirus (Covid-19).

Para a presidente, esses tipos de incentivos ajudam divulgar as mais diversas espécies de artesanatos que fomentam parte da economia das pessoas que lidam com esse tipo de trabalho.

Com quase dois anos a frente da associação, Rosenilde acredita que com a regularização da entidade, os artesãos terão mais oportunidades e após a pandemia os trabalhos retornarão a todo vapor.

Ela informou que já receberam convite de Cuiabá e até mesmo de pessoas do Estado de São Paulo, mas que esse deslocamento tem alto custo e a Arts Vale não tem condições de bancar essas despesas, mas com a regularização tem tudo para melhorar.

Ouça na íntegra a entrevista de Rosenilde Antônio dos Santos, presidente da Arts Vale:

Já Altamir Barbosa da Silva que trabalha como artesão desde os 11 anos acredita que falta um pouco de incentivo por parte do poder público para avançar o artesanato em Juara e região.

Em sua opinião deveria ter um site para divulgar os mais diversos tipos de artesanatos, tanto de Juara como dos demais municípios da região, e também encontrar uma forma de facilitar os financiamentos junto as instituições bancárias.

“São fatores que muito vão contribuir para o crescimento da comercialização do artesanato que está um pouco esquecido”, completou Altamir Barbosa.

Ouça a entrevista de Altamir Barbosa da Silva:

Fonte: radiotucunare/acessenoticias

Com muito ❤️️ por GO7.SITE

⚙️