baner topo1
Juara – Mato Grosso
Quarta-Feira, 25 de Novembro de 2020

Aumenta em Juara e no Vale do Arinos o número de pessoas com HIV e Hepatite

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Decido o momento de pandemia do novo coronavirus (Covid 19) em que todas as notícias foram veiculadas sobre essa doença, pouco se ouviu falar nas outras doenças eu também são contagiosas e oferecem sérios riscos a saúde das pessoas.

“Não podemos esquecer que as Infecções Sexualmente Transmissiveis (ISTs) existem e estão presentes, porém, como não foram realizadas as campanhas tradicionais, algumas pessoas acabaram esquecendo-se do fator prevenção, e com isso, o número de pessoas com ISTs aumentaram em Juara”, afirmou a Cristiane Ávila, coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) de Juara.

Ela destaca que é preciso manter vigilante com todos cuidados necessários, porque portadores do HIV e Hepatite é grande no município, e isso é um fator preocupante, até porque muitos pacientes com sintomas da doença iniciam o tratamento e depois param, e isso prejudica ainda mais a saúde da pessoa. Essas pessoas precisam tomar constantemente os medicamentos retrovirais para evitar a baixa imunidade e desnutrição.

Tivemos várias gestantes também com HIV entre outras pessoas também com hepatite B tanto em Juara como no Vale do Arinos em que o CTA/SAE faz acompanhamento.

A classe idosa, segundo a enfermeira tem se cuidado mais com sua saúde, mas reforçou o convite para sociedade jovem procurar o CTA/SAE e fazer os exames rotineiros de prevenção contra essas doenças. Para os pacientes que já contraíram o vírus essas doenças, os tratamentos são de formas gratuitas.

Ouça aqui a entrevista da enfermeira Cristiane Avila do CTA/SAE de Juara:

Fonte: radiotucunare/acessenoticias

Com muito ❤️️ por GO7.SITE

⚙️