baner topo1
Juara – Mato Grosso
Terça-Feira, 13 de Abril de 2021

Botelho alega que antecipação da eleição da Mesa respeita “direito de Janina Riva ser mãe”

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
A eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso poderá ser antecipada. É o que prevê uma PEC, de lideranças partidárias, que começou a tramitar na última terça-feira (04). Contudo, o presidente da Casa de Leis, deputado Eduardo Botelho (DEM), assegurou que não permitirá a antecipação das discussões sobre a composição de chapas neste momento.
Botelho falou à imprensa, nesta quarta-feira (05), sobre a importância da PEC, mas rechaçou qualquer discussão antecipada sobre a composição da MD antes de maio.
“Essa proposta de antecipação não é nada grande. Talvez antecipar uma ou duas semanas, por conta de um pedido da deputada Janaína Riva (MDB), que possivelmente vai ganhar neném no final de agosto. E, como a eleição é em setembro, ela [Janaina] ficaria fora e ela quer participar. Então, em respeito às mulheres, às mães, que todos nós temos, pelo momento muito importante, permiti a tramitação de uma PEC que possa mudar isso [data], mas não será nada grande. Inclusive, estou pedindo para os deputados que não comecem, nesse momento, a discussão da composição da Mesa Diretora. Peço que deixem passar a eleição do Senado, que comecem essa discussão a partir de maio”, disse Botelho.
Conforme o presidente, o momento não é oportuno para falar sobre a composição da próxima MD, que irá comandar o Parlamento no biênio 2021-2023. “Também não conversei com nenhum deputado sobre isso. Temos que esperar o momento certo para que cada deputado tome a sua posição. Não vou permitir que essa discussão comece agora”, afirmou.
São dois anos o mandato dos membros da Mesa Diretora, sendo permitida a reeleição. A PEC 01/2020 altera o parágrafo 6º do artigo 34 da Constituição do Estado de Mato Grosso. Determina que “para o segundo biênio, em data e hora previamente designadas por Resolução Administrativa, até a Ordem do Dia da primeira sessão do mês de setembro do segundo ano legislativo, sob a direção da Mesa Diretora, realizar-se-á a eleição da Mesa, tomando posse os eleitos em 1º de fevereiro do ano subsequente”, diz trecho da PEC.

Fonte: Folhamax

Com muito ❤ por go7.site