Botelho alega que antecipação da eleição da Mesa respeita “direito de Janina Riva ser mãe”

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
A eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso poderá ser antecipada. É o que prevê uma PEC, de lideranças partidárias, que começou a tramitar na última terça-feira (04). Contudo, o presidente da Casa de Leis, deputado Eduardo Botelho (DEM), assegurou que não permitirá a antecipação das discussões sobre a composição de chapas neste momento.
Botelho falou à imprensa, nesta quarta-feira (05), sobre a importância da PEC, mas rechaçou qualquer discussão antecipada sobre a composição da MD antes de maio.
“Essa proposta de antecipação não é nada grande. Talvez antecipar uma ou duas semanas, por conta de um pedido da deputada Janaína Riva (MDB), que possivelmente vai ganhar neném no final de agosto. E, como a eleição é em setembro, ela [Janaina] ficaria fora e ela quer participar. Então, em respeito às mulheres, às mães, que todos nós temos, pelo momento muito importante, permiti a tramitação de uma PEC que possa mudar isso [data], mas não será nada grande. Inclusive, estou pedindo para os deputados que não comecem, nesse momento, a discussão da composição da Mesa Diretora. Peço que deixem passar a eleição do Senado, que comecem essa discussão a partir de maio”, disse Botelho.
Conforme o presidente, o momento não é oportuno para falar sobre a composição da próxima MD, que irá comandar o Parlamento no biênio 2021-2023. “Também não conversei com nenhum deputado sobre isso. Temos que esperar o momento certo para que cada deputado tome a sua posição. Não vou permitir que essa discussão comece agora”, afirmou.
São dois anos o mandato dos membros da Mesa Diretora, sendo permitida a reeleição. A PEC 01/2020 altera o parágrafo 6º do artigo 34 da Constituição do Estado de Mato Grosso. Determina que “para o segundo biênio, em data e hora previamente designadas por Resolução Administrativa, até a Ordem do Dia da primeira sessão do mês de setembro do segundo ano legislativo, sob a direção da Mesa Diretora, realizar-se-á a eleição da Mesa, tomando posse os eleitos em 1º de fevereiro do ano subsequente”, diz trecho da PEC.

Fonte: Folhamax

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Acesse Notícias. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com muito ❤️️ por GO7.SITE

⚙️