baner topo1
Juara – Mato Grosso
Sexta-Feira, 24 de Setembro de 2021

Agência bilateral que inspeciona programas nucleares comemora 30 anos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

O chanceler do Brasil, Carlos França, e o chanceler da Argentina, Felipe Solá, participaram nesta segunda-feira (19) de um evento em comemoração aos 30 anos da Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares, a ABACC, no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro.

A ABACC é a agência bilateral responsável por inspecionar as instalações nucleares do Brasil e da Argentina, em cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), garantindo o uso exclusivamente pacífico da energia nuclear nos dois países.

A criação da agência permitiu a superação de desconfianças mútuas em relação a programas nucleares e fez com que os dois países trilhassem um caminho de transparência e cooperação.

O chanceler brasileiro, Carlos Alberto França, destacou que Brasil e Argentina são os únicos países no mundo a terem os seus programas nucleares submetidos à verificação de duas agências internacionais. Além da ABACC, o acordo firmado em 1991, prevê também a atuação da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

O ministro Carlos França e o chanceler da Argentina, Felipe Solá, ainda assinaram um acordo para a prorrogação da concessão da Ponte da Integração, que liga São Borja, no Brasil, a Santo Tomé, na Argentina, e vai permitir a continuidade do fluxo de pessoas, mercadorias e de meios de transporte nessa importante travessia internacional.

Fonte: Agência Brasil

Com muito ❤ por go7.site