A seleção brasileira feminina de vôlei garantiu vaga nas quartas de final do Campeonato Mundial, disputado na Tailândia. Neste domingo (31), em Bangkok, o time comandado por José Roberto Guimarães venceu a República Dominicana por 3 sets a 1, de virada, com parciais de 18/25, 25/12, 25/20 e 25/12.
Com o resultado, o Brasil avançou para enfrentar a França, que surpreendeu a China e também se classificou com triunfo por 3 sets a 1. A partida decisiva está marcada para quinta-feira (4), em horário que será confirmado pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB).
A capitã Gabi foi a principal pontuadora do jogo, com 21 pontos — 17 em ataques, três em bloqueios e um de saque. Júlia Bergmann (12 pontos), Rosamaria (11 pontos) e a levantadora Roberta, que marcou quatro pontos sendo três deles em aces, também tiveram atuações de destaque.
Após a partida, Rosamaria ressaltou a importância da vitória no primeiro jogo eliminatório do torneio. “Foi um resultado muito importante para nós. No início tivemos dificuldades, mas conseguimos crescer durante a partida e nosso saque fez a diferença”, comentou.
Brasil e França já se encontraram na fase de grupos desta edição do Mundial. Naquela ocasião, as brasileiras precisaram reagir e venceram por 3 sets a 2, em um duelo bastante equilibrado.
Quem passar do confronto entre Brasil e França enfrentará o vencedor do duelo entre Itália e Polônia, que jogam na quarta-feira (3). A seleção brasileira busca um título inédito, depois de quatro vice-campeonatos, incluindo a última edição, em 2022, quando foi superada pela Sérvia na final.