Um fenômeno considerado raro está acontecendo essa semana e atinge o ápice na próxima sexta-feira.
Os planetas vão se alinhar, algo que só acontece algumas vezes por século. Para se ter uma ideia, só será possível ver da Terra os planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno alinhados novamente em 2492.
Nas primeiras horas da noite da próxima sexta-feira, dia 28, os sete planetas do Sistema Solar, estarão posicionados de maneira que todos poderão vistos ao mesmo tempo, dando a impressão ao observador que está na Terra que estão em linha – o que não é exatamente o que acontece, já que estão separados por milhões de quilômetros entre si.
Esse fenômeno visual chama alinhamento planetário.
De acordo com os especialistas no assunto, o melhor horário para observar o fenômeno será logo após o pôr do sol, quando os planetas começam a aparecer no céu.
O ideal é olhar de um local com céu aberto e horizonte claro.
Cinco planetas poderão ser vistos a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno – mas Urano e Netuno só poderão ser vistos por telescópio.
Vale lembrar que o alinhamento planetário é apenas um fenômeno visual e astronômico e não tem impacto nenhum sobre o planeta Terra – ou seja, mensagens que ligam o fenômeno a efeitos gravitacionais ou qualquer efeito de outra natureza são apenas informações fantasiosas.