Juara – Mato Grosso

2 de fevereiro de 2026 16:45

Preocupação no estado: mapa confirma gripe aviária em aves domésticas e reforça monitoramento

imagem gerada por ia

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), em conjunto com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), investiga um novo foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em aves domésticas de subsistência no município de Acorizal. A confirmação foi divulgada nesta sexta-feira dia 16, após análise laboratorial realizada pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), em Campinas (SP).

A ocorrência foi identificada depois que um produtor rural percebeu a morte repentina de suas aves e comunicou imediatamente o Indea. Uma equipe técnica foi enviada à propriedade para coletar amostras e adotar medidas de contenção. Segundo o órgão, a criação era exclusivamente para consumo familiar e não havia comercialização dos animais.

Como parte das ações sanitárias, o Indea instalou uma barreira na propriedade para controlar a movimentação de pessoas, animais e materiais que pudessem estar contaminados. Também foi realizado o abate sanitário das aves presentes no local, que foram devidamente enterradas em valas apropriadas. Além disso, as instalações passaram por limpeza e desinfecção.

Para evitar a disseminação do vírus, foi estabelecida vigilância em propriedades localizadas em um raio de três quilômetros, considerado zona perifocal, e monitoramento ampliado em um perímetro de dez quilômetros.

Paralelamente, o painel de monitoramento do Mapa informou que dois casos suspeitos de gripe aviária em aves domésticas foram descartados nos municípios de Cuiabá e Campinápolis, após exames laboratoriais.

As autoridades reforçam que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves ou ovos. O Ministério da Agricultura destaca que produtos inspecionados continuam seguros para consumo e que o risco de infecção em humanos é baixo, sendo mais comum entre pessoas que têm contato direto e frequente com aves infectadas.

Fonte: acessenoticias/radiotucunare

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.