baner topo1
Juara – Mato Grosso
Terca-Feira, 28 de Setembro de 2021

Programa Futuras Cientistas estimula vivência científica e a pesquisa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Produção de cosméticos e alimentos, germinação de leguminosas, estudos sobre epidemias e até a construção de um bicicletário, esses foram alguns dos experimentos científicos realizados por alunas e professoras do ensino médio de escolas da rede pública de Pernambuco durante o recesso escolar.

Elas foram selecionadas para a 7ª edição do programa ‘Futuras Cientistas’, criado para estimular o interesse e a participação de mulheres nas ciências e carreiras científicas por meio do contato com pesquisadores de universidades públicas.

Durante 12 dias de imersão científica virtual, as participantes, ao todo 20 estudantes e 10 professoras transformaram suas casas em laboratórios, analisaram dados e concluíram experimentos nas áreas de química, física, matemática e engenharia.

O programa ‘Futuras Cientistas” é promovido pelo Cetene, Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste, unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com o apoio das Secretarias de Educação e da Mulher do Estado de Pernambuco e do Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife.

A estudante Lais Kaylane destacou que nada impede às mulheres de terem uma carreira de êxito como cientistas Ela destacou a importância de aumentar a representatividade feminina nesses espaços.

Já a professora Camila Silva ressaltou que o curso possibilitou a prática de experimentos científicos, e que, diferente do estímulo que ela recebeu quando foi estudante, ela pretende levar essa prática para sala de aula.

Como primeiro passo para a vida acadêmica de estudantes que estão encerrando o ensino médio, o programa Futuras Cientistas possibilitou às estudantes, segundo o Cetene, a vivência da rotina de cientistas, e às professoras a renovação de seus conhecimentos. Para os próximos anos, o programa pode ser expandido para outros estados do Nordeste.

Fonte: Agência Brasil

Com muito ❤ por go7.site