Candidato à Presidência da Bolívia é intimado ao desembarcar no país

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Ao desembarcar em La Paz, na manhã de ontem, dia  (28) de janeiro, o ex-ministro de Evo Morales e candidato à Presidência da Bolívia Luis Arce recebeu uma notificação do Ministério Público para prestar depoimento no caso de desvio de dinheiro público do extinto Fundo Indígena.

Arce é o candidato do Movimento ao Socialismo (MAS), partido de Morales, e ex-ministro de Economia e Finanças Públicas. Ele estava na Argentina, onde participou do anúncio de sua candidatura à Presidência. O candidato a vice é David Choquehuanca, ex-chanceler do governo de Evo Morales.

A notificação judicial se refere ao caso do extinto Fundo Indígena, que financiava ações de desenvolvimento em zonas rurais e cujos recursos supostamente eram transferidos a contas privadas.

O ex-ministro da Presidência Juan Ramón Quintana também está sendo investigado. Ele e Arce são acusados de descumprimento de deveres, uso indevido de influências e comportamentos antieconômicos. Arce deve prestar depoimento amanhã (29).

A promotora Heydy Gil disse ontem (27) que não existe um mandado de prisão contra Arce, mas confirmou o início de investigações. “As citações [para prestar depoimento] estão sendo emitidas, ainda não há mandado de prisão.”

De acordo com a denúncia, Arce e Quintana tinham a obrigação de supervisionar e avaliar a administração do diretor executivo do antigo Fundo Indígena e realizar as operações necessárias para o desempenho de suas funções, além de serem responsáveis pela aprovação do relatório de auditoria das operações realizadas.

Em 19 de janeiro deste ano, ele foi escolhido candidato à Presidência da Bolívia pelo MAS, para as eleições gerais de 3 de maio.

Fonte: AgenciaBrasil

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Acesse Notícias. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com muito ❤️️ por GO7.SITE

⚙️