Capital do Sudão, Cartum sofre maior enchente em um século

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Fortes chuvas fizeram o rio Nilo Azul, um dos principais afluentes do Rio Nilo, subir para um nível histórico; pelo menos 74 pessoas morreram no país.

O rio Nilo Azul registrou na passagem pelo Sudão uma das maiores cheias em 100 anos, inundando o centro da capital, Cartum, em meio a fortes chuvas que nas últimas semanas causaram dezenas de mortes e destruíram milhares de propriedades no país africano.

Nesta quarta-feira o fluxo atingiu 17m37, em comparação com 17m26 metros há um ano, uma marca que será mantida por cerca de dois dias e que ultrapassou os níveis registrados durante as duras enchentes de 1946 e 1988.

“Os níveis em Cartum e Shendi, no norte do país, e no Nilo principal atingiram recordes que podem causar inundações em ambos os lados do rio”, advertiu o ministro.

A água do rio chegou à rua Nilo, na capital, onde fica a maioria dos ministérios e instituições governamentais, além de inundar parte de uma rua próxima à Universidade de Cartum e atingir a sede do Conselho de Ministros. .

A Defesa Civil foi ao local para realizar um trabalho de drenagem e erguer barreiras de proteção.
O especialista em inundações do ministério, Abdelrahman al Zein, excluiu, na mesma audiência, a possibilidade de que a inundação esteja ligada à barragem que está sendo construída por Adis Abeba no Nilo.

“A Etiópia fez um primeiro enchimento da barragem em julho passado, e este aumento é causado pelas chuvas no maciço etíope”, explicou.

A estação chuvosa no Sudão começa em junho e dura até outubro. De acordo com os dados mais recentes fornecidos pela Defesa Civil, da última quinta, as chuvas intermitentes causaram 74 mortes em todo o país, enquanto 17.063 casas foram completamente destruídas e 25.562 parcialmente.
O Nilo Azul é um dos principais afluentes do rio Nilo, um dos maiores rios do mundo em extensão.

Fonte: R7

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Acesse Notícias. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com muito ❤️️ por GO7.SITE

⚙️