baner topo1
Juara – Mato Grosso
Sexta-Feira, 30 de Outubro de 2020

Centros de Atenção Psicossocial de Juara realiza campanha “Valorização da Vida” contra suicídio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção contra o suicídio, que iniciou no ano de 2015, tendo sido escolhido o mês de setembro para a campanha sendo comemorado todo dia 10 de setembro.

Esse dia é considerado o “Dia Mundial de Prevenção do Suicídio” e durante o mês da campanha, costuma-se iluminar locais públicos com a cor amarela.

Nesse sentido, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Juara que conta com serviços psiquiátricos está realizando ações voltadas para o combate ao suicídio, que é comemorado neste dia 10 de setembro, denominado “Setembro Amarelo”, cujo tema é a valorização da vida.

A enfermeira e coordenadora do CAPS Gislane Aline da Silva Gonçalves disse que o desenvolvimento da campanha está sendo feito através de faixas orientativas estão na cidade e as caixinha com mensagens motivadoras estão nas unidades de saúde como PSFs, hospital municipal, cadeia pública e CAPS.

Uma árvore amarela motivacional onde as pessoas podem levar sua mensagem motivadora e colocar no local para os pacientes da unidade. Frases com sinais de alerta as pessoas eu estão passando por problemas de depressão estão sendo colocadas nesses locais como forma de prevenção contra o suicídio.

A unidade do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Juara conta com atendimentos médicos e psiquiátricos para os pacientes que necessitarem tudo com atendimentos gratuito. Existe ainda o CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. A ligação é gratuita pelo telefone via 188

A coordenadora informa ainda que os trabalhos no CAPS não estão ocorrendo em virtude da pandemia, mas que os pacientes não ficaram esquecidos e também estão sendo lembrados nessa data.

Ouça a entrevista completa da psicóloga, DraGislane Aline da Silva Gonçalves :

 

Fonte: radiotucunare/acessenoticias

Com muito ❤️️ por GO7.SITE

⚙️