baner topo1
Juara – Mato Grosso
Sexta-Feira, 04 de Dezembro de 2020

Começa no Nortão operação ‘Abafa Amazônia’ contra crimes ambientais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Foi lançado, há pouco, em Nova Ubiratã (168 quilômetros de Sinop) a Operação Abafa Amazônia para responsabilizar os autores de infrações e crimes ambientais por uso ilegal do fogo. A fiscalização vai correr até o dia 13 deste mês e busca reduzir queimadas e crimes ambientais em diversos municípios na região Norte.

“Teremos 11 dias de atividades em que trabalharemos na fiscalização e autuação daqueles que fizerem o uso de fogo e cometerem crimes ambientais em diversos municípios“, ressaltou o diretor-adjunto Operacional do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, tenente-coronel Dércio da Silva.

A operação é realizada pela Força Integrada de Proteção Ambiental (FIPA), composta pelo Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Secretaria de Estado e Meio Ambiente (Sema), Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

O nome “Abafa” faz referência a um dos métodos de combate ao fogo, que consiste na retirada do comburente da mistura, levando à extinção das chamas. Em alusão a isso, a Operação Integrada tem como finalidade coibir o uso irregular do fogo e está prevista no Plano de Operações para a Temporada de Incêndios Florestais.

No ano passado o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles esteve em Sinop e Sorriso e acompanhou o início da Operação Abafa Amazônia.

Fonte: sonoticias

Com muito ❤️️ por GO7.SITE

⚙️