baner topo1
Juara – Mato Grosso
Quarta-Feira, 14 de Abril de 2021

Como prevenir a irritação da pele

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

O estilo de vida tem um impacto significativo na boa saúde da pele. Para evitar a irritação, a primeira coisa a fazer é dormir o suficiente e evitar o estresse. Alimentação saudável e boas medidas de higiene também são essenciais.

Saiba como prevenir a irritação da pele, um problema muito comum que afeta até mesmo aqueles que não têm uma pele sensível. A pele é um órgão dinâmico que pode reagir a algum estímulo que anteriormente não tinha efeito. Frio, calor, umidade ou a falta dela e muitos outros fatores podem irritar a pele a qualquer momento.

Suor, contato com uma determinada peça de roupa ou exposição prolongada a certos agentes também são fatores conhecidos por causar irritação na pele. Tudo isso dá origem ao que é popularmente conhecido como “alergia”.

Mais comumente, a irritação da pele se manifesta com vermelhidão, inflamação e às vezes dor e/ou coceira. Esses desconfortos são mais intensos em pessoas que têm a pele sensível ou delicada. Também é muito comum a pele secar e perder a sua função de barreira.

A pele e a irritação

Irritação da pele

A pele atua como uma interface entre o corpo humano e o ambiente externo. Consiste em três camadas: epiderme, derme e hipoderme. Todas as três trabalham juntas para executar funções de pele, que são as seguintes:

  • Proteção: atua como barreira protetora contra traumas, agentes tóxicos, radiação e microrganismos, entre outros.
  • Sensação: é o órgão do sentido do toque.
  • Biossíntese: com o uso da luz solar, converte algumas substâncias em vitamina D, por exemplo.
  • Imunidade: pode induzir respostas imunes.
  • Homeostase: equilibra a troca de substâncias com o meio ambiente e ajuda a regular a temperatura.

A irritação da pele é chamada de erupção cutânea inespecífica. Isso significa que nem sempre tem as mesmas causas e não produz as mesmas manifestações. No entanto, evidências clínicas indicam que ela basicamente gera vermelhidão e inflamação, e apenas raramente coceira. Não deve ser confundida com uma reação alérgica.

Principais causas da irritação da pele

Existem muitos fatores e agentes que podem causar irritação na pele. Entre os mais comuns, estão os seguintes:

  • Produtos de higiene pessoal: alguns sabonetes ou sabões usados para lavar a roupa causam irritação na pele em pessoas sensíveis.
  • Cosméticos: às vezes eles exercem o mesmo efeito dos produtos dos limpeza.
  • O sol: a radiação solar irrita a pele e, quando a danifica, também a torna mais sensível a outros irritantes.
  • Suor: a umidade gerada pelo suor pode irritar a pele, principalmente se acompanhada pela fricção, como acontece nos pés com o calçado.
  • Materiais têxteis ou tecidos: algumas fibras sintéticas causam irritação da pele em certas pessoas.
  • Xerose: esta é uma condição que torna a pele mais seca e mais fraca e, portanto, predispõe à irritação. Também gera coceira, causa arranhões e deixa a pele irritada.
  • Dermatite atópica: este problema leva a pele a ficar mais permeável aos agentes irritantes.
  • Alergias: a irritação da pele é um sintoma comum em reações alérgicas.
  • Produtos químicos.

Leia também: Dermatite atópica e seborreica: qual é a diferença?

Medidas para prevenir a irritação da pele

Mulher tomando banho frio

As diretrizes de higiene adequadas são essenciais para evitar a irritação da pele. Se você tem uma pele delicada, é melhor usar um sabão medicamentoso ou neutro. O mesmo se aplica ao xampu, géis de banho e produtos similares. É importante que eles não sejam abrasivos para não agredir a pele.

Você pode se interessar: Como fazer um sabonete esfoliante natural de aveia

Também é mais conveniente tomar banho no chuveiro em vez de tomar um banho de banheira. Secar a pele é tão importante quanto tomar banho. Use uma toalha de algodão e não esfregue a pele; em vez disso, você pode secar com pequenas batidinhas. Se necessário, use um secador de cabelo para que não fiquem vestígios de umidade.

Roupas apertadas, especialmente se feitas de tecidos sintéticos, não são adequadas. É melhor usar roupas soltas de tecidos naturais, como algodão. Também não é bom passar de um ambiente quente para um ambiente frio de repente. Alimentação saudável e boa condição emocional também ajudam a manter a pele saudável.

Outros dados de interesse

Existem outras medidas que são altamente recomendadas para prevenir a irritação da pele, especialmente se você sofre desse problema com frequência:

  • Máscara facial reconfortante e hidratante: é conveniente aplicá-la duas vezes por semana. O ideal é optar por alternativas feitas com ingredientes naturais.
  • Desodorantes e perfumes: devem ser adequados para peles sensíveis.
  • Água termal: a água termal é muito eficaz para combater a irritação da pele.
  • Uso de protetor solar: é sempre indispensável.

Fonte: https://melhorcomsaude.com.br

Com muito ❤ por go7.site