baner topo1
Juara – Mato Grosso
Sábado, 31 de Outubro de 2020

Conselho começa cadastramento de instituições esportivas em Mato Grosso

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

O processo de cadastramento e recadastramento das entidades esportivas no Sistema Estadual de Desporto de Mato Grosso já começou. Para se cadastrar, a instituição esportiva deve preencher e enviar o formulário de requerimento junto com os demais documentos exigidos ao e-mail O procedimento foi tornado público pelo Conselho Estadual do Desporto (Consed) e deve ser realizado por instituições, como federações de esporte, clubes profissionais e associações esportivas recreativas e amadoras. Pessoas físicas ou jurídicas que desenvolvam práticas esportivas formais e não formais, ou que promovam o fomento das ciências e práticas desportivas também podem se cadastrar para fazer parte do Sistema Estadual.

A solicitação de cadastramento pode ser feita a qualquer tempo e terá validade de um ano, a partir da data da sua expedição. Já o recadastramento para validação do documento deve realizado anualmente ou sempre que ocorrer mudanças no quadro da Diretoria e nos Estatutos.

De acordo como o presidente do Consed, Edson Luiz Manfrin, a nova gestão buscou formas para simplificar o processo de cadastramento mantendo as determinações da Lei Estadual que institui as normas gerais sobre o desporto no Estado. “Conseguimos deixar o cadastro um pouco mais acessível e descomplicado. Nada que vai comprometer o processo legal, mas que vai diminuir as dificuldades. Para começar, não há mais prazo limite, o processo foi aberto agora e pode ser feito a qualquer tempo. Nossa intenção é possibilitar a participação de todas as instituições e, assim, fortalecer o Sistema Estadual do Desporto”, informa.

Dentre os documentos necessários para o cadastramento ou recadastramento, as instituições esportivas devem apresentar cópias registradas em cartório das atas de fundação e da última assembleia geral de eleição e posse, e uma declaração de funcionamento contendo dados da diretoria em exercício. O modelo dessa declaração está disponível junto ao edital de chamada pública do Consed.

Após o requerimento de cadastro, os documentos passarão por processo análise a ser realizada por uma comissão constituída pelo Consed. Durante o período de análise documental, a comissão poderá solicitar informações e documentos necessários para o deferimento do pedido. A homologação será feita em reunião plenária do órgão para que, por último, seja emitida a declaração de cadastro ou recadastramento.

A declaração de cadastro é um dos documentos exigidos para celebração de parcerias e outros tipos de acordos com órgãos da administração pública direta e indireta de Mato Grosso. “Apesar de não ser documento exclusivo e nem sua existência obrigar a celebração de parceria pelo Estado, a regularização no Sistema Estadual de Desporto é condição indispensável para que as entidades tenham suas demandas analisadas pelo Consed”, explica Manfrin.

Além de realizar o cadastro de instituições esportivas no Sistema Estadual de Esporte, o Consed tem como atribuição contribuir na formulação da Política Estadual do Desporto, acompanhar a aplicação de legislação desportiva e emitir parecer em projetos e planos nos âmbitos estadual e municipal. As informações são da assessoria.

Fonte: Sonoticias

Com muito ❤️️ por GO7.SITE

⚙️