baner topo1
Juara – Mato Grosso
Segunda-Feira, 23 de Novembro de 2020

Coronavírus: Como cidade na fronteira com Brasil se tornou a líder de casos de covid-19 na Colômbia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Um dos dez países que fazem fronteira com o Brasil, a Colômbia detectou em seu mapa que o maior número de casos do novo coronavírus em relação ao tamanho da população ocorre em Letícia, na região fronteiriça com o território brasileiro.

A cidade na Amazônia colombiana, no sul do país, fica em frente a Tabatinga, no Estado brasileiro do Amazonas. As duas cidades são tão integradas que foram apelidadas de “cidades gêmeas” e muitas vezes, diante da miscigenação cultural, fica difícil identificar com precisão quem é de Leticia ou de Tabatinga, como reconhecem autoridades colombianas e estudiosos.

Em entrevista à BBC News Brasil, o ministro da Saúde da Colômbia, Fernando Ruiz, atribuiu a quantidade de casos de covid-19 em Leticia, capital do Departamento do Amazonas, ao que ocorre no Brasil, especialmente no Estado do Amazonas (onde há situações dramáticas em Manaus e nas comunidades indígenas) e à ausência de um diálogo com autoridades brasileiras que pudesse ter gerado medidas de contenção contra o vírus.

“Esse contágio chegou, com certeza, através do Brasil. Por tudo o que está acontecendo no Estado do Amazonas, no Brasil, no rio Amazonas e em Manaus. É uma situação que afeta também a nossa população indígena”, disse Ruiz.

Leticia também faz fronteira com o Peru, que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é, junto com o Brasil, um dos países mais afetados pelo novo coronavírus na América do Sul.

Fonte: BBC Brasil

Com muito ❤️️ por GO7.SITE

⚙️