Juara – Mato Grosso

23 de abril de 2024 02:28

[dataehoranews]

Secr de Saúde de Juara organiza atendimentos para pessoas com estado gripal após aumento súbito de casos de COVID 19

Diante do súbito aumento no caso dispositivos de covid-19, secretaria de Saúde de Juara reuniu com gestores da pasta a fim de elaborarem algumas medidas.

Pela manhã desse dia 2, a equipe de reportagem da Rádio Tucunaré esteve na Secretaria de Saúde e entrevistou a Secretária de Saúde Maísa Figueiredo, considera significativo o aumento número de casos positivos apontados no último Boletim Epidemiológico n° 252 , divulgado nesse dia 01 de junho. Maísa reforça que é sabido, que a humanidade vai ter que conviver com este vírus daqui para frente e é preciso de adaptar.

A secretária pede para que as pessoas se vacinarem contra o COVID 19, essencial no combate à doença e por isso, todos aqueles que estejam com seu esquema vacinal atrasado, que procure qualquer unidade de saúde para regularizar o seu cartão de vacina.

Não se pode dizer que é um novo surto e sim um aumento de casos, pois existe síndrome gripal mas a secretaria não trata este aumento como um novo surto, explicou.

As crianças de 05 a 11 anos, o PSF do Bairro Jardim Califórnia esta vacinando todos os dias e as demais unidades de saúde estão vacinando os adultos, informou.

A secretária confirmou o pouco interesse das pessoas para tomarem a segunda e terceira doses na faixa etária de 50 anos abaixo. “Houve uma grande procura na primeira dose e depois uma parcela não voltou para completar o esquema vacinal e por isso, a orientação é que a população deve procurar as unidades de saúde para completar as vacinas”, disse.

A Diretora Ambulatorial Patrícia Farias, disse que após a reunião com a Equipe técnica foi discutida a possibilidade de reativar o centro de COVID19 no antigo PAM, onde funcionou o centro de COVID, mas está em reforma e não poderá ser utilizado neste momento, então, decidiram realizar o atendimento no Centro de Saúde “Frater Lucas” aos sábados e domingo para todas as pessoas que estejam com algum tipo de sintoma gripal, não havendo necessidade de procurar o Hospital Municipal.

O horário de atendimento será das 06 horas até as 18 horas sábados e domingos, exclusivamente para sintomas gripais, reforçou a diretora.

Durante a semana, as unidades de saúde estarão abertas e realizando atendimento médico com equipe de enfermagem para fazer os exames naquelas pessoas que estejam com mais de três dias de sintomas gripais.

A preocupação maior da Secretaria de Saúde é que as pessoas se vacinem, pois a vírus não vai acabar e a adequação para conviver é necessária e por isso, o esquema vacinal é a segurança que precisamos.

Sobre o aumento súbito de casos positivos, Patrícia ressalta que não é motivo para pânico, porém é necessário que as pessoas tenham o bom senso de evitar aglomerações e cuidar da higiene das mãos com álcool ou lavando.

Sobre os 42 casos apontados no boletim, todos são leves e não existe internação hospitalar por causa de COVID19.

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br