Juara – Mato Grosso

4 de dezembro de 2024 06:20

Representante do Departamento das Mulheres Indígenas do Estado de Mato participou de encontro no Egito

amazonianativa.org.br

Um encontro no Egito reuniu indígenas de todo o País para importantes discussões como perdas, danos, readaptação, mudanças climáticas e mitigação, onde há necessidade de se fazer estudos sobre como lidar com essas situações futuras nas terra indígenas de todas as etinias.

A representante do Departamento das Mulheres Indígenas do Estado de Mato Grosso, Dineva Maria kaiabi foi uma das participantes nesse encontro que discutiu os mais variados temas.

Dineva explica que antes de seguirem para o Egito passaram por 03 (três) dias de capacitação no Estado de São Paulo e depois seguiram 16 horas de voou até o Egito, onde teve o encontro.

“Foi uma representatividade do Estado Brasileiro, então é um papel que a gente carrega de responsabilidade, de compromisso, experiência. A gente não consegue representar todos os biomas, uma vez que cada um tem uma realidade diferente, por isso, há necessidade de ter mais participação”, frisou Dineva.

Essas ações, segundo ela são para todas as etnias de Mato Grosso, sendo a participação das mulheres na política indigenista para enfrentar as mudanças.

Outro assunto discutido, segundo Dineva, foi o Juruena Vivo, que é uma parte que fortalece na luta contra o impacto ambiental. Há uma preocupação com os danos e percas ambientais, e tudo isso depende de atenção e alternativas para que os indígenas não sejam enganados futuramente, conforme ressaltou Dineva Maria kaiabi.

 

Fonte: Radio Tucunaré/ Acesse Noticias /Soan de Barros

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.