Juara – Mato Grosso
Terca-Feira, 28 de Novembro de 2023

Influenciador recupera capivara Filó do Ibama

reprodução do Instagram.

A Justiça determinou que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) devolvesse a capivara Filó ao influenciador Agenor Tupinambá. Neste domingo (30/4), ele retornou ao local onde o animal foi mantido pelo órgão acompanhado da deputada estadual Joana Darc (União Brasil-AM) para resgatá-la.
O tiktoker tem 23 anos, mora em Autazes, no Amazonas, e viralizou ao divulgar sua rotina ao lado da capivara. O animal, apelidado de Filomena, é protagonista de muitos vídeos, seja nadando com Agenor, descansando, acompanhando as atividades ou comendo capim.

Uma denúncia de suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal levantada contra Agenor, por utilizar a imagem de um animal silvestre sem autorização foi feita ao órgão e, por isso, foi gerada uma multa de R$ 17 mil.
Apesar disso, no sábado (29/4), a Justiça concedeu a guarda provisória da capivara Filó ao influenciador. “(…) Determino que o Ibama seja compelido a fazer a entrega do animal ao autor, imediatamente (…) Fica autorizado o transporte da Filó, pelo requerente, para que retorne ao seu habitat natural, desde que se comprove que esse transporte se fará com meios seguros”, diz a decisão judicial divulgada pela deputada.

Filó é resgatada

Neste domingo (30/4), ela voltou ao Ibama com Agenor para resgatar a capivara. No entanto, horas após comemorar a conquista, Joana Darc reapareceu insatisfeita com o tratamento que recebeu no Ibama e comunicou que o órgão negou o cumprimento da decisão judicial.

No entanto, horas depois, o influenciador conseguiu se reencontrar com a capivara. A deputada voltou para a porta do Ibama, onde várias pessoas aguardavam o cumprimento da determinação judicial e manifestaram a favor de Agenor, para agradecer. “A Filó já está com a gente, no carro. Vamos levar ela imediatamente para o aviao porque temos horário. Queríamos agradecer a todos vocês”, afirmou em live.

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com amor 💜 por go7.com.br