Em todo Estado de Mato Grosso existem mais de duas mil pessoas em situação de rua, inclusive em Juara, e baseado nisso, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) realizou entre os dias 03 a 05 de julho, o Encontro Estadual de Atendimento Intersetorial para População em Situação de Rua.
O evento teve como finalidade aprimorar as ações intersetoriais, dar maior visibilidade aos direitos das pessoas em situação de rua, bem como, fomentar a implantação dos Comitês municipais, e foi realizado em conjunto com o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Estadual para a População em Situação de Rua de Mato Grosso (CIAMP-Rua/MT), vinculado administrativamente à Setasc.
A ação foi composta por representantes do poder público e de organizações da sociedade civil, tendo como atribuições garantir a promoção e proteção dos direitos humanos, assim como exercer a orientação normativa e consultiva sobre direitos humanos das pessoas em situação de rua no Estado de Mato Grosso.
Jamilton Neri, Assistente Social de Juara esteve na capital do Estado e participou dessa ação e disse que os três dias de encontro foi muito proveitoso para desempenhar as ações no município de Juara.
Dia 19 de agosto, foi celebrado o Dia da Luta da População em Situação de Rua, e o foco foi baseado nisso com as demandas sociais, uma vez que Juara tem diversas pessoas nessa situação, e o muito precisa estar preparado para oferecer amparo a essa pessoas através das políticas de ações sociais.
Pessoas em situação de rua são aqueles indivíduos que passam as noites dormindo nas ruas, nas praças, embaixo de viadutos e pontes, e além desses espaços, eles também fazem uso de locais degradados, como prédios e casas abandonados e carcaças de veículos, que têm pouca ou nenhuma higiene.
“Juara está crescendo, e precisamos estar preparados e com profissionais qualificados para atender essas demandas sociais”, disse o assistente social.