Em Juara e região existem várias cultivares que são fontes de renda da agricultura familiar, como abobora, melancia, milho, quiabo, jiló, banana, mandioca, cana de açúcar, batatas entre outros, inclusive o abacaxi que tem um tempo de produção mais demorada, podendo variar entre 14 a 15 meses para ficar no ponto de consumo.
Na feira livre de Juara pelo menos 05 produtores vendem o produto aos domingos, entre eles, o produtor de Novo Horizonte do Norte, Ademar de Souza Pena (Demarzão).
Ele explica que o abacaxi depende da idade da planta na qual é realizada a indução floral, e que para os plantios tradicionais de sequeiro, o ciclo do abacaxi é de aproximadamente 18 meses, ao passo que nos plantios irrigados esse ciclo pode ser reduzido para 14 a 15 meses.
A mais de 23 anos ele vende sua produção de abacaxis e disse que as vendas são boas e tudo que traz vende.
Em entrevista a Rádio Tucunaré a acessenoticias, ele disse que as vendas sempre foram boas, e na época boa da produção ele comercializa entre 200 a 150 unidades, mas nessa época do ano gira em torno de 130 a 80 unidades, contudo, além a venda na Feira Livre, o produtor explica que abastece supermercados de Novo Horizonte do Norte.
Ademar explica que a época certa para o plantio é entre os meses de setembro a maio.