Juara – Mato Grosso

24 de abril de 2024 05:23

[dataehoranews]

Indea de Juara fiscaliza a janela do plantio da soja e orienta produtores sobre declaração do plantio

No dia 12 de dezembro o Ministério da Agricultura publicou no Diário Oficial da União, mediante a portaria nº 968, de 08 de dezembro de 2023, da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), o prolongamento do calendário de semeadura da soja 2023/24 em Mato Grosso até 13 de janeiro de 2024.

Em Juara, o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) realiza o trabalho de acompanhamento baseado na Instrução Normativa 001/2023 que regulamenta a questão do vazio sanitário e janela do plantio da soja e plantio excepcional do Estado de Mato Grosso, onde cada estado tem sua legislação, baseado na lei do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAP) que define os calendários, conforme disse o engenheiro agrônomo do Indea de Juara, Dr. Lucas Sebrian.

O acompanhamento do Indea é com relação a Ferrugem Asiática da Soja e o levantamento de quando a soja foi plantada, se foi dentro do calendário previsto em lei, uma vez que o período entre 15 de junho a 15 de setembro é vazio Sanitário, e a partir do dia 16 de setembro até 24 de dezembro de cada ano.

Assim que termina o plantio da soja, o produtor deve por lei fazer o cadastro de unidade de produção junto ao Indea para fazer um levantamento da área plantada, e somente depois disso, a equipe do Indea acompanhado do engenheiro vai até a propriedade para saber qual tipo de produto foi usado, se está sendo feito o controle da Ferrugens Asiática, e demais procedimentos.

Em época do período entre 15 de junho a 15 de setembro que é vazio Sanitário, caso seja encontrada planta de soja viva, o produtor é autuado dentro das normas previstas em lei. Dia 15 de fevereiro de cada ano fecha a atualização dos produtores que deve ser feita junto ao Indea.

Se for com relação ao plantio fora de época, o Indea também faz a autuação e a destruição da área plantada.

O trabalho é feito anualmente, mas, no entanto, aqui na região, os produtores já estão bem conscientes e todos seguem as normas, e quando há suspeita de Ferrugens Asiática, é feita a coleta de folhas e enviadas ao laboratório.

Fonte: Radio Tucunaré/ Acesse Noticias /Soan de Barros

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br