Juara – Mato Grosso

12 de julho de 2024 14:30

Ambulatório de Atenção Especializada e Regionalizada realizou Pit Stop sobre Hanseníases em Juara

Conforme anunciado pela reportagem da Rádio Tucunaré e acessenoticias, através da entrevista com o Dr. Haroldo Hatanaka, especialista em casos Hanseníases em Juara foi realizado um Pit Stop de conscientização contra a doença.

Durante a ação foram entregues os panfletos orientativos para condutores de veículos e pessoas que passavam pelo local mais centralizado, Avenida Rio Arinos em frente ao semáforo cruzamento com a Rua Nelson Taborda Lacerda.

O evento de prevenção a saúde pública aconteceu na tarde desta segunda-feira, dia 29 de janeiro de 2024.

Segundo a enfermeira, Aline Souza, do Ambulatório de Atenção Especializada e Regionalizada em Juara, o objetivo dessa ação é aproximar mais das pessoas, e através dessa panfletagem (Pit Stop) conscientiza-las sobre a importância de prevenção da Hanseníases, onde quanto mais cedo descobrir os sintomas, mas fácil e prático será o tratamento.

Em Juara, assim como nos demais municípios brasileiros, a pessoa que desconfiar/perceber sintomas que assemelham a Hanseníases deve procurar o PSF de seu bairro para fazer uma consulta, e se necessário solicitar um encaminhamento, e no caso de Juara levar até a AER – Ambulatório de Atenção Especializada e Regionalizada, onde passará por um diagnóstico com o médico especialista, Dr. Haroldo Hatanaka.

Prevenção:

O diagnóstico precoce, o tratamento oportuno e a investigação de contatos que convivem ou conviveram, residem ou residiram, de forma prolongada com pacientes acometidos por hanseníase, são as principais formas de prevenção, conforme disse o médico, Dr. Haroldo Hatanaka, especialista no caso em Juara.

Ele explica que, no caso de suspeita da doença, é preciso procurar atendimento em uma unidade de saúde o mais rápido possível, para evitar a evolução da enfermidade para incapacidades e deformidades físicas que dela podem surgir.

Fonte: Radio Tucunaré/ Acesse Noticias /Soan de Barros

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br