Juara – Mato Grosso

24 de junho de 2024 19:42

[dataehoranews]

Ação conjunta da gestão municipal lança a Campanha de Erradicação do trabalho infantil em Juara

Com uma extensa programação, o município de Juara, juntamente com a rede municipal de educação, o Conselho Tutelar, o Ministério Público e outras entidades, iniciou no dia 24 de maio deste ano, a Campanha conjunta de Erradicação ao trabalho infantil.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social e Trabalho, o objetivo é informar população de Juara sobre a importância de evita o trabalho infantil fazendo informações e fortalecendo a proteção das crianças e adolescentes, e nesse sentido, a participação da comunidade é essencial para o sucesso dessas ações e para a construção de um futuro onde o trabalho infantil seja erradicado.

A abertura oficial da campanha foi feito no Centro de Eventos do CRAS, e nesta terça-feira, dia 03 de junho foram feitas divulgações nas redes sociais sobre a Campanha e o Disk Denúncias.

O dia 12 de junho é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, e por isso está sendo feita uma série de atividades e eventos voltados para a conscientização e erradicação do trabalho infantil.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), segundo disse Jamilton Neri, Assistente social de Juara e coordenador das ações, o PETI é parte integrante da Política Nacional de Assistência Social e opera dentro do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), onde as ações abrangem a identificação de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e a oferta de serviços socioeducativos para esses jovens, garantindo sua frequência escolar e inclusão em programas sociais.

A programação segue assim:

– 19/06: Palestra na Escola José Dias para professores, pais e alunos, seguida por uma mobilização comunitária na Praça dos Colonizadores.

– 20/06: Debate sobre o enfrentamento ao trabalho infantil no Centro de Eventos do CRAS, com a participação do Instituto João Bittar, especializado na formação de jovens aprendizes.

Como Funciona o PETI

Quando o trabalho infantil é identificado, a família é incluída no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e recebe acompanhamento dos profissionais do CRAS ou CREAS. As crianças e adolescentes são inseridos em serviços de convivência que visam afastá-los do trabalho precoce e proporcionar um ambiente favorável ao seu desenvolvimento.

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare/Soan de Barros

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br