O projeto “Do Campo ao Prato”, desenvolvido pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA-MT), tem se destacado por transformar o aprendizado em uma verdadeira experiência de cidadania e promoção da saúde.
Com o apoio do FQPS-Leite, a iniciativa busca disseminar conhecimento sobre higiene, boas práticas na manipulação de alimentos e inspeção sanitária para alunos do 5º ano de escolas rurais em diversas regiões do estado.
Em apenas dois anos de realização, o projeto já impactou quase 4 mil estudantes de 138 municípios, despertando entre eles a consciência sobre a importância dos cuidados com o alimento que chega à mesa. De maneira envolvente e didática, as crianças aprendem sobre todas as etapas da produção ao consumo — e tornam-se agentes multiplicadores das boas práticas alimentares em suas comunidades.
Durante o mês de outubro, a ação encerrou mais um ciclo com a premiação dos melhores trabalhos escolares. A Escola Municipal Ulisses Guimarães, de Novo Horizonte do Norte (MT), conquistou o primeiro lugar nesta edição, demonstrando o comprometimento e dedicação de seus alunos e professores, que souberam aplicar de forma exemplar os ensinamentos do projeto.
Segundo Márcio Rogério Dreher gerente Regional do INDEA em Juara, o “Do Campo ao Prato” representa uma importante integração entre educação, saúde pública e segurança alimentar, reforçando a necessidade de conscientizar as novas gerações sobre o consumo responsável e os cuidados com a qualidade dos alimentos.























































































