Uma das mais antigas, ou seja, a primeira de Juara, a Escola Estadual Oscar Soares de 1º e 2º grau, fundada na década dos anos 80 está recebendo obra de reforma total em parte de sua estrutura onde estão sendo realizados diversos serviços como piso e cobertura metálica, tudo no novo padrão.
O valor total para a execução da obra está orçado em R$ 1.899.215, 92 (um milhão, oitocentos e noventa e nove mil, duzentos e quinze reais e 92 centavos).
A criação oficial da Escola Estadual, Oscar Soares, primeira instituição de ensino em Juara foi em 1.974, porém, já havia perdurado nos períodos de pré-colonização (1970 a 1980) e pós-colonização (1981 até os dias atuais).
Segundo Jaspion Alencar, diretor da unidade escolar, a obra teve uma pequena pausa para alguns ajustes necessários, mas está caminhando em bom rítimo, e a expectativa é de que até o final do primeiro semestre desde ano seja concluída a reforma.
O recurso veio diretamente da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC).
Para isso os técnico da SEDUC fizeram várias visitas nas dependência da escola, e com parecer dos engenheiros locais e os engenheiros estaduais. Atualmente, a Escola aporta um total de 850 alunos envolvendo os 03 (três) períodos.