Juara – Mato Grosso

12 de abril de 2024 23:21

[dataehoranews]

Acadêmicos da turma da 2ª Fase de Pedagogia da Unemat visitaram Museu do Vale do Arinos

Foto cedida pelos academicos

Na noite desta sexta-feira, dia 09 de dezembro de 2022, o Museu do Vale do Arinos recebeu a visita da turma da 2ª Fase de Pedagogia da Unemat, Campus de Juara, onde diversos acadêmicos visitaram o Órgão guiado através da história do Município de Juara e do Vale do Arinos por meio de orientação do professor, Saulo Augusto de Moraes, um dos fundadores da instituição e seu atual diretor.

Os muitos objetos históricos, arqueológicos, etnológicos e paleontológicos que compõe o acervo museológico são alguns exemplares da riqueza história e cultural do Vale do Arinos.

O Museu do Vale do Arinos, instituição da administração pública municipal de Juara, tem essa missão de salvaguardar estes bens para que as novas gerações possam conhecer a trajetória da nossa região. Até porque uma cidade que não preserva sua história, poderá cair no esquecimento.

De acordo com o Prof. Saulo, o Museu do Vale do Arinos é uma instância educativa da sociedade que por meio da educação patrimonial e da educação museal, possibilita às pessoas aprenderem sobre a diversidade histórica e cultural da região.

O Museu do Vale do Arinos é uma instituição que já tem alcançado excelentes resultados na sua função social, como a descoberta de sítios arqueológicos de mais de 9 mil anos, projetos indigenistas com recursos para fomento do artesanato tradicional e outras expressões etnoculturais, parceria com diversas entidades externas, inclusive tendo sido já, por mais de uma vez, alvo de reportagem de grandes canais de mídia, como a Globo e o UOL, por exemplo.

De acordo com o professor, Saulo falta investimentos por parte da Prefeitura de Juara, uma vez que no momento, há apenas uma servidora encaminhada, o que não é suficiente para o museu ter o seu funcionamento regular, especialmente no turno da noite que é o horário que a população de Juara mais tem interesse em visitar a instituição.

Precisa de atenção em infraestrutura predial (telhado está comprometido e molhando dentro da instituição) e administrativa (falta de recursos para a gestão funcionar e servidores), e ainda segundo Saulo, todos estes problemas já foram levados ao conhecimento do Prefeito Carlos Sirena e de seu secretariado desde 2021.

Alguns acadêmicos foram entrevistados e disseram terem gostado muito da experiência no Museu do Vale do Arinos, lamentando apenas o problema de ar-condicionado e de banheiro, problemas estes que compõe os problemas de infraestrutura predial que precisam ser resolvidos pela prefeitura de Juara, disse o Prof. Saulo.

Ao concluir, o professor Saulo disse que espera que no ano que vem estes e outros problemas possam ser resolvidos, pois solicitou a inclusão do museu na LOA (Lei de Orçamento Anual) aos vereadores e espera poder contar com os parlamentares para melhorar o museu para a visita da população juarense no ano de 2023.

Fonte: Radio Tucunaré/ Acesse Noticias /Soan de Barros

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br