A Prefeitura de Juara, por meio da Secretaria de Assistência Social, está realizando uma série de ações de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes em diversas localidades do município. As atividades fazem parte da Campanha “Faça Bonito”, que este ano completa 25 anos de mobilização nacional.
Na última terça-feira, uma equipe volante da Secretaria, juntamente com representantes do CREAS e do Conselho Tutelar, esteve presente no Distrito Industrial de Paranorte, onde aproximadamente 300 alunos da Escola Francisco Sampaio das redes estadual e municipal participaram das atividades.
Durante a manhã, foi realizada uma caminhada pelas ruas do Distrito com a participação de alunos, professores e direção da Escola Francisco Sampaio. Após, os estudantes assistiram a palestras sobre o tema, reforçando a importância da prevenção e do combate a esse tipo de violência.
A Secretária de Assistência Social destaca que, além de promover a conscientização sobre o 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a equipe volante leva informações fundamentais sobre os direitos e deveres previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) às comunidades mais distantes do centro urbano.
O cronograma de ações da Secretaria de Assistência Social contempla todas as escolas estaduais e municipais do campo. No dia 7 de maio, as atividades foram realizadas na Escola Santa Clara, no Japuranã. No dia 19, a equipe esteve no Distrito de Catuaí. As próximas localidades a receberem as ações serão a Comunidade do Jaú, no dia 22, e a Escola Dom Aquino, no Distrito de Águas Claras, no dia 30.
A Prefeitura de Juara agradece o empenho de toda a equipe da Escola Francisco Sampaio – diretores, professores e coordenadores – pela parceria nessa ação de extrema importância. Estende também os agradecimentos à Secretaria de Saúde – equipe local e à Polícia Militar local pelo apoio incondicional às atividades.
A administração municipal reforça seu compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes e convida toda a população a participar ativamente da campanha “Faça Bonito”, denunciando casos suspeitos de abuso e exploração sexual pelo Disque 100 ou pelos canais de atendimento do Conselho Tutelar.