Após e incertezas e dúvidas da população sobre a conclusão da pavimentação da Avenida Walter Lauro, uma importante novidade foi confirmada neste mês de junho de 2025: três propriedades que impediam o prolongamento da via — próxima à sede do Rotary Clube — agora estão oficialmente liberadas para a continuidade das obras, graças a um acordo amigável firmado entre os proprietários e o Município de Juara.(Veja área liberada onde está a linha vermelha tracejada na imagem aérea no google maps)
A reportagem da Rádio Tucunaré e site Acesse Notícias apurou que no dia 24 de junho foram publicados os documentos de Autorização de Uso de Área para Fins de Obra Pública, assinados pelos moradores Emerson Kasuo Guinoza, Luiz Ito e Elza Mieko Ito, e também pelo Espólio de Walter Luiz Lauro, representado por Gizeli Cristina Lauro Lehnen. Esses imóveis estavam parcialmente sobre a faixa onde a avenida deveria passar, situação constatada por mais de 40 anos.
Originariamente chamada de Avenida Dona Nilza, a via passou a se chamar Avenida Vereador Walter Lauro a partir de 2014, e atualmente se encontra em obras de pavimentação asfáltica. No entanto, a presença dessas três propriedades no desenho da avenida gerava questionamentos sobre a possibilidade de finalização da pavimentação neste trecho.
O impasse foi solucionado de forma voluntária e pacífica. Os moradores autorizaram o uso das áreas sem qualquer exigência judicial ou litígio. Os acordos foram formalizados por meio de documentos públicos com validade legal e caráter irrevogável, garantindo ao município a imissão de posse imediata dos terrenos para execução da obra pública.
O prefeito Valdinei Holanda Moraes, em nome do Município de Juara, assinou os atos que envolvem cerca de 1.573 m² somando as três áreas cedidas, que estão localizadas e reconhecem a utilidade pública das áreas, com finalidade específica de prolongar e concluir a Avenida Walter Lauro.
Os termos também determinam que os proprietários permitirão o trânsito de trabalhadores, maquinários e o início do processo de desapropriação amigável, cujos custos serão arcados integralmente pela administração municipal.
A boa condução da atual gestão municipal foi fundamental para que o impasse fosse solucionado sem embargos ou atrasos, ao contrário do que se especulava. A liberação da passagem representa um marco para a mobilidade urbana do município, que poderá finalmente contar com a avenida completa e conectada, melhorando o fluxo de veículos e valorizando a região.
Com isso, o trecho anteriormente bloqueado está oficialmente autorizado para obra pública e as máquinas já podem dar sequência à pavimentação da Avenida Walter Lauro.