Juara – Mato Grosso

17 de maio de 2024 20:11

[dataehoranews]

Agro e comércio geram saldos positivos de empregos formais em Juara e Porto dos Gaúchos em 2022.

De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Previdência até o momento Juara tem saldo positivo na geração de emprego em 2022, com saldo de 430 novos empregados. Foram admitidos 2.835 pessoas e 2.405 desligamentos.

Esses números não são surpresa, visto que Juara gerou mais admissões do que demissões, em plena fase crítica da pandemia em 2020 e 2021.

Especificamente no setor agropecuário, em 2022, foram 883 admitidos contra 809 desligados com saldo positivo de 74.

Mas é o comércio, o setor que, continua sendo o que mais emprega no município de Juara, com 943 contratações e 800 desligamentos e saldo positivo de 143 novos contratados.

O município de Porto dos Gaúchos (40km de Juara), que fica no Vale do Arinos, também apresenta saldo positivo na geração de emprego e renda, num total geral de 289 novos empregados, mas é o setor agropecuário, que gera mais empregos.

No setor agropecuário, que em 2020 teve saldo negativo, em 2021 saldo positivo com 94 admitidos e em 2022, apresenta saldo positivo expressivo com 172 admissões.

Segundo o Prefeito Vanderlei de Abreu, o município vem migrando a atividade pecuária para lavoura desde 2020, com maior intensidade, mas em 2021, estima-se que 80 mil hectares de terra, usadas para a pecuária, migraram para a atividade de lavoura. Tal movimento vem sendo acompanhado com arrendamentos e venda de áreas, que antes, eram exclusivos da pecuária e hoje, estão sendo arrendadas para lavoureiros. São áreas abertas e não novas derrubadas, pontuou o Prefeito.

Com a entrada forte do plantio de grãos, armazéns foram sendo construídos, empresas do ramo se instalando e todo o aparato logístico, que acompanha a atividade, justificam esse saldo positivo e expressivo na geração de emprego no setor agropecuário de 2022 de Porto dos Gaúchos.

Tabaporã e Novo Horizonte do Norte também acusam saldo positivos de geração de empregos em 2022.

A reportagem a Rádio Tucunaré conversou com empresários do setor agropecuário, engenheiros agrônomos para buscar uma explicação, pois apesar do saldo positivo em Juara, existe entre os empregadores, uma reclamação recorrente, sobre a dificuldade em encontrar mão de obra para o campo.

Hoje, a infraestrutura oferecido pelo poder público está presente em toda extensão territorial do gigante município (maior que o Estado de Sergipe) de Juara como: postos de saúde, estradas, escolas, transporte escolar e cursos profissionalizantes gratuitos, que são ofertados através da Prefeitura em parceria com o SENAR. Isso posto

Foram elencados as possíveis causas dessa dificuldade de mãos obra no campo:

  • Oferta de Auxílios do Governo, que estariam desestimulando a mão de obra a optarem por empregos formais.
  • Migração para outras cidades com ofertas salariais mais vantajosas.
  • Internet e conforto no campo.
  • Mao de obra desqualificada e/ou pouco interessada.
  • Uso de banco de horas na contratação ou terceirização.

Fonte: Rádio Tucunare Foto: imagens do gpointstudio e benzoix hospedados no Freepix

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br