Juara – Mato Grosso

19 de abril de 2024 17:49

[dataehoranews]

Animais soltos em vias públicas continua sendo alvo constante de reclamações em Juara

Animais soltos em vias públicas de Juara foi o tema da semana, e alvo de críticas e cobranças ao poder público pela redes sociais.

A reportagem da Rádio Tucunaré e acessenoticias através do Repórter do Povo tem ido constantemente em busca de uma reposta para a população, que já não sabe mais o que fazer com essa situação.

Além do fato ser visível frequentemente, o problema maior é que oferece risco a vida das pessoas, tanto para quem transita de bicicletas, como para motociclistas e automóvel.

O Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) não tem responsabilidade sobre o caso, conforme já disse várias vezes em entrevista a imprensa, o médico veterinário, Francisco Valtenio Sales, popular Chiquinho em áudio gravado em nossos arquivos.

Ele explicou que a responsabilidade é da prefeitura de Juara, e que isso está previsto na Lei Municipal nº 2.735 que foi de sua própria autoria quando era vereador de Juara, e foi assinado por todos os colegas de parlamento, e após ser aprovado pelo Poder Legislativo foi sancionado pelo prefeito da época.

Por outro lado, a prefeitura de Juara através de sua assessoria de imprensa justifica que realmente precisa recolher esses animais para manter a ordem, mas que não equipe para fazer esse trabalho no momento, bem como falta estrutura (local) para recolher esses.

Um estudo de viabilização está sendo feito pela administração municipal para tenta solucionar o problema.

Moradores tanto da zona rural, quanto da zona urbana enviam frequentemente fotos desses de animais, principalmente de gado soltos em plena avenida e ruas da cidade de Juara.

Há mais de 03 anos que essa Lei Municipal foi aprovada e sancionada, mas até o presente momento nada foi feito para resolver o caso.

Ainda conforme a Lei, o valor de uma atual de uma UPMF é de R$ 45,37 (quarenta e cinco reais, trinta e sete centavos). Portanto, a valor da multa de cada animal apreendido é de R$ 181,48 (cento e oitenta e um reais e quarenta e oito centavos).

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare/foto das redes soiciais

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br