Juara – Mato Grosso

15 de junho de 2024 01:35

[dataehoranews]

Apenas 7,5% das mulheres realizaram exames preventivos contra câncer de mama revela médico.

Com o fim do mês da Campanha “Outubro Rosa” que chama a atenção da necessidade das mulheres realizarem o exames preventivos de câncer de mama, um dado preocupante ficou contatado: Nem 10% delas realizou exames preventivos em Juara.

A Rádio Tucunaré levou ao ar uma entrevista reveladora com o Dr. Francisco de Assis Domingues, do Hospital e Maternidade São Lucas, entidade hospitalar particular que atende convênios como UNIMED, Seguro Bradesco, Cassi e Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Arinos,  destacando o preocupante cenário da prevenção do câncer de mama . O Hospital e São Lucas de Juara é a única entidade hospitalar em toda região, a ter o aparelho de mamografia.

No encerramento do “Outubro Rosa”, mês dedicado à conscientização da doença, o médico alertou, que a adesão aos exames preventivos está muito abaixo do esperado, um reflexo de uma questão nacional.

Apenas 7,5% das mulheres juarenses realizaram a mamografia no último ano, índice que revela não apenas uma lacuna na saúde, mas também uma falha educacional delas.

O médico enfatizou a importância da educação desde o primário e a responsabilidade dos meios de comunicação e entidades em promover o conhecimento e a conscientização diária, além das campanhas pontuais.

Ele ressalta que o avanço educacional é fundamental para melhorar a prevenção e reduzir índices de violência e doenças, chamando a atenção para a necessidade de uma mudança cultural e social para que as pessoas se tornem proativas em relação à própria saúde.

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br