O município de Juara apresentou um saldo positivo de empregos formais no mês de julho de 2021. A informação é do CAGED, que apresenta ainda, uma estatística setorial dos empregos formais no município.
A reportagem Rádio Tucunaré e Acesse Notícias, pesquisou e constatou os índices. Considerando a pandemia, que teve início em 2020, o CAGED aponta que em todo abo aconteceram 2.769 admissões contra 2711 demissões, com saldo positivo de 58 contratações.
Uma realidade bem diferente de outros municípios que não tiveram o mesmo saldo, quer seja pela decisão de gestores que decretaram Lockdown ou pela economia sem seu contexto local.
A notícia faz sentido, quando observado os índices de crescimento do município de Juara, que, segundo o IBGE, o município cresceu 7,57% em 10 anos.
Leia : IBGE divulga nova estimativa populacional. Confira as cidades do Vale do Arinos
Desde o início de 2021, em plena pandemia e em seus meses mais críticos, Juara teve saldo positivo nas contratações formais.
Saldo positivo = Contratações menos as demissões
Janeiro- 53
Fevereiro- 49
Março – 86
Abril- 96
Maio- 42
Junho- 53
Julho- 49
De acordo com a estatística, considerando o grau de instrução, pessoas com ensino médio completo são as que tiveram maior índice de desligamentos assim como as pessoas entre 18 e 24 anos também somam entre os mais desligados do emprego.
No entanto, quem tem o ensino médio completo, apresenta mais que o dobro de contrações do que as demais faixas
Considerando a faixa etária a admissão de pessoas entre 18 e 24 anos é mais que o dobro do que a faixa etária entre 30 e 39 anos.
Os empregos de nível técnico aparecem em destaque e tem sido a maior oferta.
Ao todo Juara teve 355 admissões contra 306 desligamentos com saldo positivo de 49, de acordo com a estatística do mês de julho de 2021 .
O comércio continua sendo o maior empregador com saldo positivo em contratações