Eleita em 21 de maio deste ano de 2022, a diretoria da Associação de Pais e Amigos de Autistas do Vale do Arinos (APAA) que tem como presidente em sua primeira diretoria, Vera Silva da Rocha montou uma sala sensorial ao lado do Centro de Eventos, João Paulo II em Juara para fazer uma demonstração de como se sente uma pessoa autista diante de um determinado assunto que ela não conhece.
A ação foi realizada na tarde do dia 12 de outubro de 2022 durante as festividades comemorativas do dia das crianças.
O grupo de voluntárias da APAA ficavam na porta da sala sensorial onde recebiam as pessoas, que com os olhos vendados com um pano preto simbolizando o caminho desconhecido que o autista tem a percorrer em sua vida, isso porque, aquilo que é muito fácil para nós, uma pessoa normal, para os autistas se torna muito difícil conforme ressaltou a vice-presidente da entidade, Luciene Pontes.
Já dentro da sala, as pessoas com os olhos vendados faziam testagem das coisas que se tornam difícil de serem identificadas por uma pessoa com autismo, e faz com que a pessoa com esse tipo de transtorno senta medo, por não se identificar com determinada coisa.
Essa foi a principal finalidade dessa ação, fazer com que a sociedade que participou desse experimento entenda essa realidade vivida pelas pessoas com transtorno de autismo, foi o que disse a vice-presidente da APPA, Luciene.
Ela disse que o resultado foi positivo, e a maioria das pessoas que visitaram a sala sensorial conseguiram entender a mensagem passada diante dessa situação.
A diretoria da Associação de Pais e Amigos de Autistas do Vale do Arinos (APAA) é composta da seguinte forma forma.
Presidente: Vera Silva da Rocha
Vice-presidente: Luciene Pontes
1ª Secretária: Daniele Bertolazo
2ª Secretária: Valéria Ludka
3ª Secretária: Daiane Monteiro Souza
Titulares:
Luciene Matos
Williane da Silva
Daiane Adriele Figueiredo
Suplemente:
Valdina Rodrigues Souza
Vanici Datsch
Luciane Inês Groth