Juara – Mato Grosso

21 de abril de 2024 01:29

[dataehoranews]

Aumento de casos de Dengue coloca Juara em alerta máximo.

O Estado de Mato Grosso enfrenta uma epidemia de dengue, com o número de casos confirmados aumentando significativamente nos últimos meses. De acordo com dados do Ministério da Saúde, Mato Grosso ocupa o terceiro lugar no ranking nacional de incidência da doença, com mais de 20 mil casos confirmados até agora neste ano.

A situação é ainda mais preocupante nas cidades do interior do estado, onde o acesso a serviços de saúde é mais limitado e a falta de conscientização sobre medidas de prevenção é maior.

Em Juara, segundo as informações da Bióloga Arlete, o índice de infectados pela dengue, está em 2,5 e o índice preconizado pelo ministério da saúde é 1, o município está em alerta, e o principal depósitos do mosquito é o lixo, coisa que os moradores deveriam ter eliminado para a coleta de lixo urbano e por algum motivo não foi.

Os principais bairros que estão com a alta infestação do mosquito da dengue são, Jardim América, João de Barro, Califórnia, Parque Alvorada e o Centro.

A secretaria de saúde e Vigilância ambiental pede para que a população venha a ajudar a combater a dengue, porque a dengue pode matar.

O principal vetor da dengue é o mosquito Aedes aegypti, que se prolifera em áreas com acúmulo de água parada, como latas, vasos de planta e até mesmo pequenos recipientes com água. Por isso, é fundamental que as pessoas tomem medidas para evitar a reprodução do mosquito em seus lares e redores, como mantendo recipientes com água sempre tampados e eliminando qualquer possível foco de reprodução do mosquito.

Além disso, é importante que as pessoas procurem atendimento médico imediatamente se apresentarem sintomas como febre, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações, manchas vermelhas pelo corpo e dificuldade de respirar. A dengue pode ser grave e até mesmo levar à morte se não for tratada adequadamente.

A Prefeitura de Juara tem tomado medidas para combater a proliferação do mosquito, como a intensificação de campanhas de prevenção e o aumento do número de equipes de combate ao mosquito. No entanto, é fundamental que toda a população colabore, adotando medidas de prevenção e procurando atendimento médico assim que os sintomas aparecerem.

Fonte: acessenoticias/radiotucunare/

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br