Juara – Mato Grosso

2 de setembro de 2025 23:53

Baile dos Atletas da Terceira Idade Celebra Alegria, Saúde e Inspiração em Juara

Imagem: Soan de Barros

O município de Juara viveu momentos de muita alegria, música e confraternização com a realização do Baile dos Atletas da Terceira Idade, promovido pela Secretaria Municipal de Esportes. O evento reuniu dezenas de participantes que, além de dançar, compartilharam histórias e demonstraram que a vida continua cheia de vitalidade e energia na chamada melhor idade.

A Alegria de Quem Faz Acontecer

Para Denise Paulina Alves da Cruz, organizadora do baile e servidora da Secretaria de Esportes, trabalhar com a terceira idade é uma experiência gratificante. Ela destacou o orgulho em promover atividades que vão além do esporte e alcançam o bem-estar físico e emocional dos idosos.

“Significa gratidão pelo trabalho que a gente vem realizando, principalmente com essa idade, que eu falo que não são senhoras, são as meninas que estão mostrando garra, vitalidade, saúde. Para a gente, só vem fechar com chave de ouro ver a alegria delas, não só dentro de quadra, mas também aqui no baile,” afirmou Denise.

Ela também ressaltou o aspecto terapêutico das atividades desenvolvidas com o grupo, que ajudam na saúde física e mental, e servem de inspiração para pessoas mais jovens:

“Motiva, porque eu trabalho desde os sete anos até os dezessete, e eu falo da garra dessas meninas da terceira idade. Cada uma tem sua limitação, mas estão ali, dentro de quadra, treinando. É questão de saúde, de lazer, e passa isso para os mais novos como inspiração,” explicou.

Recordações e Alegria dos Participantes

Entre os participantes, estava Beto da Agrossan, figura conhecida na comunidade, que fez questão de prestigiar o evento e compartilhar a importância desse tipo de encontro para a autoestima e o convívio social das pessoas da melhor idade.

“É um encontro maravilhoso das pessoas que se reúnem da melhor idade para confraternizar, se divertir, brincar e extravasar as coisas boas que existem nessas pessoas,” disse Beto.

Para ele, eventos como o baile não só fortalecem laços sociais, como também servem de exemplo para os mais jovens:

“A juventude de hoje vive muito pouco isso. Acho que eles tinham que integrar um pouquinho com a gente da melhor idade e participar mais,” comentou.

Beto relembrou ainda como os bailes eram tradicionais em sua juventude, repletos de música de qualidade, tranquilidade e alegria:

“Na época da juventude, era baile cheio, pista cheia, tudo com muita tranquilidade, muita paz, muita serenidade. Era muito maravilhoso. Muita saudade desses tempos,” completou ele, destacando que o baile também contribui muito para fortalecer a autoestima.

Um Exemplo de Vitalidade

O evento, segundo os depoimentos, transcendeu a simples diversão, sendo um momento de terapia, saúde e integração social. Música, dança e a energia contagiante dos idosos mostraram que envelhecer não significa parar de viver intensamente.

A Secretaria Municipal de Esportes pretende continuar promovendo atividades semelhantes, integrando esporte, cultura e lazer para todas as idades, e reforçando a importância de envelhecer com saúde, alegria e qualidade de vida.

“A vida da gente é uma caixinha de surpresa, mas me sinto lisonjeada de trabalhar com elas e só tenho a agradecer. Elas nos ensinam muito,” concluiu Denise.

Fonte: Rádio Tucunaré/Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.