O período chuvoso está cada vez mais intenso em todo Vale do Arinos desde que iniciou o verão, e neste mês de janeiro, o volume de chuvas foi ainda maior, e com isso aumentam os riscos de afogamento nos rios da região.
Com a finalidade de orientar a população sobre esses perigos, a reportagem da Rádio Tucunaré e acessenoticias entrevistou o soldado Calazans da 14ª Companhia Independente de Bombeiros de Juína, onde o mesmo fez importantes orientações às pessoas em geral, banhistas e piloto de jet ski.
Calazans explica que nessa época do ano, a atenção precisa ser redobrada, quando a pessoa for entrar na água dos rios, porque com a enchente, alguns locais do rio mudam o percurso, o que pode oferecer maior perigo às pessoas, isso porque o volume de agua cobre as pedras e outros segmentos como folhagem e pode até mesmo criar cratera que oferece risco a vida.
Colete salva idas, tanto para banho ou qualquer ocupante de embarcação, e no caso de navegação no rio, é importante ter um acompanhante que já conhece o local (percurso do rio), e ter atenção redobrada.
No ano de 2022, o número de afogamento teve diminuição, resultado de um trabalho já realizado ao longo dos anos na região do Vale do Juruena e Juara entre outras regiões pertencentes a 14ª Companhia Independente de Bombeiros de Juína.
Nas estradas:
Sabendo de um alerta, a pessoa deve aguardar em um local seguro, evitar o trânsito e esperar a chuva passar. O ideal é não se expor ao risco. Caso algo aconteça, acione o mais rápido possível o Corpo de Bombeiros e aguarde a viatura”. Ele também repassou dicas para o caso de descargas elétricas.