Nos últimos dias, o número de queimadas registradas em Juara, especialmente em propriedades rurais, aumentou significativamente, preocupando as autoridades do governo municipal. Na manhã desta terça-feira, 03 de setembro, o prefeito convocou a imprensa para uma coletiva e abordou o tema.
O prefeito Carlos Amadeu Sirena explicou que, desde 2020, Juara implantou uma brigada mista do Corpo de Bombeiros para atuar no combate a incêndios durante o período proibitivo. Segundo ele, o município conta com o apoio de dois caminhões que auxiliam a brigada, juntamente com os soldados do Corpo de Bombeiros, nas ações de prevenção e combate aos focos de incêndio que têm surgido com frequência, principalmente em propriedades do interior.
As ações do Corpo de Bombeiros em Juara são realizadas em sistema de revezamento a cada 15 dias, com equipes de diferentes localidades, como a 10ª Companhia de Juína, ou de Campo Novo do Parecis, ou ainda de Tangará da Serra. Esse trabalho será mantido anualmente até que a instalação de uma base definitiva da corporação em Juara seja aprovada.
No entanto, ainda não há uma data prevista para a instalação de uma base permanente do Corpo de Bombeiros Militar, pois isso envolve diversos fatores, inclusive relacionados ao setor comercial. Como o município ainda está em fase de adaptação, será necessário realizar ajustes e adequações para que isso aconteça.
Durante a coletiva, o prefeito também destacou a publicação do decreto nº 2.130, de 30 de agosto de 2024, que declarou Situação de Emergência Hídrica no município, devido à severa seca que atinge a região. Todas essas medidas estão sendo tomadas com base na realidade atual, segundo explicou o chefe do Executivo Municipal.
Vale ressaltar que, segundo um estudo do Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), apenas 14% dos 5570 municípios do País têm bombeiro.