Juara – Mato Grosso

12 de abril de 2024 14:51

[dataehoranews]

Cachorros de rua em Juara não são vacinados e requer cuidados por parte da população

Foto de uso gratuito pixabay

Todos os anos, assim como nos demais municípios dos estados brasileiros, o município de Juara realiza a campanha de vacinação contra raiva animal, denominada Antirrabica.

A vacinação serve para prevenir os animais contra a raiva que é uma doença zoonótica.

Nesse contexto, cães de gatos são vacinados tanto na zona urbana de Juara quanto na zona rural, e atém mesmo em algumas residências quando solicitada.

Contudo, em Juara existem um grande número de animais soltos em vias públicas sem dono, e esses animais não recebem a vacinação, porque não há como captura-los.

O médico veterinário da Unidade de Vigilância em Zoonoes (UVZ) em Juara, João Vitor da Cruz explica que é importante que as pessoas evitem contato com esses animais, e também não cometa agressão contra eles.

Quanto as doenças transmissíveis, João disse que apenas a raiva que é uma zoonose pode ser transmitida do animal para o homem, e a TVT que é o Tumor Venérico Transmissível só transmite de animal para animal.

Algumas pessoas chegam a confundir o cio corresponde ao período menstrual das cachorras com a TVT, que é um fato bem diferente, conforme disse o médico da UVZ, João Vitor da Cruz.

Fonte: Radio Tucunare/acessenoticias/Soan de Barros

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br