Juara – Mato Grosso
Quarta-Feira, 08 de Dezembro de 2021

Cafemil é reeleito presidente da Coopernonte e sócios aprovam possíveis permuta com a Coopernova

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Em Assembleia Geral Extraordinária da Cooperativa Mista Agropecuária Novo Horizonte (COOPERNONTE), realizada sexta-feira, 05 de novembro, na Câmara de Vereadores, o atual presidente Carlos Cafemil, foi reconduzido ao cargo para um mandato de mais dois anos.

Além dos diretores da Coopernonte, prefeito Silvano Pereira Neves (MDB), vice-prefeito Filipinho Honório de Oliveira (PL), presidente da Câmara de Vereadores João Carlos Oliveira (PL), vereadores Valdete José da Silva (MDB) e Ercio de Gonçalves (PSB), Chefe de Gabinete da prefeitura, Claudio Ferreira Amorim e associados, estava presente Daniel Robson, presidente da Cooperativa Agropecuária Mista Terranova (COOPERNOVA).

“Assumo mais uma vez e com o compromisso maior ainda, que é garantir mais lucros para a Cooperativa e o município. Está em uma situação difícil, mas estamos lutando para ver se conseguimos alavancar a Cooperativa de Novo Horizonte, mas em parceria com a Coopernova”, explicou Carlos Cafemil.

Outro assunto na pauta, foi a autorização para permuta entre as cooperativas Coopernonte e Coopernova de Terra Nova do Norte.

“A assembleia aprovou essa diretoria, para que a gente possa fazer negócio nesta situação que é limpar o nome dos associados da Cooperativa. A Coopernova fica com o patrimônio, mas assume todas as dívidas da Coopernonte”, mencionou Cafemil.

Por estar na equipe de apoio da Cooperativa desde o ano de 2017, Claudio Amorim, iniciou a reunião fazendo esclarecimentos relacionados à dívida da Coopernonte e do apoio da Secretaria de Estado da Agricultura familiar (SEAF).

De acordo com relatório elaborado no ano de 2017, pela equipe técnica do Sebrae e Unemat, as dívidas atualizadas da Coopernonte geram em torno de R$ 2.700.000,00 (dois milhões e setecentos mil reais).

“Já estão assegurados investimentos para aquisição de um tanque de expansão para leite, na ordem de R$ 569.000,00 (quinhentos e sessenta e nove mil reais) e um caminhão compacto para transportar leite, recursos do governo do estado de Mato Grosso para o próximo ano”, destacou Amorim.

Presente na reunião, o presidente da Coopernova, Daniel Robson, afirmou o interesse em ampliar os investimentos no município, que é colocar a fábrica para funcionar.

“A cinco anos atrás, já nos propomos a fazer isso, iniciar esse trabalho que começamos a dois anos atrás e depois com o conhecimento da bacia leiteira e dos produtores, a gente definir um plano de ação para industrializar aqui na região. Para isso acontecer, existe alguns pontos que temos que definir e algumas ações para podermos chegar ao volume que é necessário para industrializarmos aqui”, citou Daniel.

“Conversa que há muito tempo estamos esperando para chegar a um denominador comum para estar fortalecida essa parceria entre as duas cooperativas”, disse o prefeito Silvano.

Com a aprovação dos associados, diretores das duas cooperativas estarão mantendo conversações para possíveis concretizações de negócios.

Questionado sobre o apoio do público municipal, Daniel Robson, não deixou de enaltecer a parceria com o prefeito Silvano.

“A gente tem falado para o Secretário de Estado da Agricultura Familiar, Silvano Amaral, que Novo Horizonte é o município que a Seaf tem que apoiar, com muitas pequenas propriedades, produtores que necessitam de apoio estatal para que a atividade leiteira possa se desenvolver da melhor maneira possível. O prefeito Silvano tem feito esse meio de campo entre nós, os produtores e o governo do estado”, finalizou Daniel Robson, presidente da Coopernova.

Fonte: Altair Barbosa

Com muito ❤ por go7.site