Juara – Mato Grosso

19 de abril de 2024 16:38

[dataehoranews]

Câmara realizou a 11° Sessão ordinária. Confira Projetos e discussões da pauta

No dia 9 aconteceu a décima primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Juara e o presidente da Câmara Vereador Léo boy avaliou como bastante tranquilo e corriqueira como deve ser com a entrada de vários projetos e outros discutidos em regime de urgência.

Dois projetos foram aprovados e mais o pedido do Prefeito Municipal Carlos Sirena, para se afastar por mais de 15 dias do cargo de prefeito e por isso, deu entrada nessa sessão, e após ser apreciado pela seção, irá para a comissão de justiça, e depois será votado a permissão para o afastamento e uma vez aprovado, dará posse para o vice-prefeito que assumirá o cargo.

Um dos projetos foi solicitado pelo grupo de atiradores em segunda discussão que auxilia na questão de porte de arma no município de Juara.

A vereadora Márcia Dalpiaz disse a reportagem da Rádio tucunaré que na semana anterior teve na Seduc e com a secretária-adjunta Karina, de que nos próximos 15 dias, a ordem de serviço para uma grande reforma na Escola Oscar Soares será realidade.

A intenção do estado é sanear os principais problemas da escola que é bastante antiga e o próprio estado tem intenção de construir um novo prédio, mas é preciso garantir o mínimo de qualidade para os alunos e inicialmente será feito a troca do telhado, forro, fiação elétrica, acessibilidade e banheiros. A escola foi inaugurada em 1980 deve ser pintada de azul e branco que são as cores do Estado de Mato Grosso.

O vereador Wellington Martins declarou que a secretaria de transportes é muito cobrada no município, devido os grandes problemas de estrada.

Segundo o Vereador, existe um problema sério entre a ponte do Moacir até o Distrito de Paranorte, também no lado do Itapaiúna e a recuperação de estradas e pontes e por isso o prefeito decidiu fazer essa troca de secretários, explicou. Welligton parabenizou o secretário Fred pelo trabalho que fez e deu boas-vindas o novo secretário Toninho Araújo que já teve experiência no cargo, e acredita que deve contribuir bastante no setor.

O vereador Zé Galvão disse a reportagem, que sobre a estrada beira-rio, ele esteve conversando com várias autoridades estaduais e o senador Fávaro é um dos parceiros do Deputado estadual Oscar Bezerra e que vai contribuir com a verba para essa estrada beira-rio e se passar pela secretaria vai ser depositado, porque o projeto da prefeitura já foi feito.  O vereador está confiante devido a força do Estado estar atuando em prol de Juara. Antes de encerrar a entrevista, o vereador José Galvão declarou que têm sido atendido em seus pedidos e indicações no que se refere à manutenção das estradas e não tem nenhuma reclamação a fazer do secretário Fred que está deixando a pasta.

A vereadora Sandy de Paula se disse muito feliz por ter constatado a assinatura do convênio para pavimentação dos bairros Continental e primavera. Para ela, essas são grandes conquistas, como a pavimentação da pista do aeroporto e os demais Convênios, como a construção da ponte sobre o Rio dos peixes, enfim todas as obras são de muita importância para o município.

O bairro Primavera possui 40 anos é bem do início da colonização da cidade e disse que, graças a sua agenda política que teve com o governador, levou o abaixo-assinado com 100 assinaturas e que, com o seu pedido, Governador atendeu e agora o convênio já está assinado. Ela quer manter o contato com a participação popular para que as demandas sejam motivo de grandes realizações no município.

O vereador o Luciano Olivetto, esclareceu que as comunidades acadêmicas de Juara vem questionando sobre a iluminação pública para acesso às universidades e que algum tempo foi realizada a iluminação, mas na entrada da Unemat, que fica na avenida, não foi contemplado e além disso, existem ciclistas, carros e caminhões que também precisam dessa iluminação. O vereador então, está pedindo ao prefeito Carlos e secretário das cidades, que existe um cidadão, que está sensibilizado com essa situação e que deseja fazer projeto elétrico e assim, se houver o aceite por parte do prefeito e secretário para facilitar o processo licitatório, essa questão será barateada e vai atender essa demanda, pois existem muitas chácaras e residências que também serão beneficiadas. Quanto aos recursos, Olivetto falou, que a taxa de iluminação pública, que é recolhida todo mês, pode ser usada para este fim. Outro ponto citado pelo vereador é em relação a um convênio com o hospital de Sinop, para cirurgias oftalmológicas e ele quer entender, onde está o entrave, para que esse convênio aconteça.

O vereador Eraldo Marquito disse a reportagem da Rádio Tucunaré, que nessa última sessão, apresentou 442 ofícios que encaminhou para prefeitura municipal ao longo do seu mandato, onde a maioria é para Secretaria de Transporte sobre as condições das estradas do município. Também enviou ofícios para Secretaria das Cidades, da Saúde e para os deputados estaduais e senadores. Nesta seção ele apresentou os trabalhos que realizou e a fiscalização que exerceu. Em relação a saída do secretário Fred, Markito entende que agora, finalmente ele entendeu que a pasta não era para ele, que o trabalho dele não era igual a dos outros e então, Fred pediu para sair e que Toninho Araújo poderá contar com ele, pois é parceiro e quer que o município se desenvolva. O vereador também citou que está cobrando o senador Jayme Campos, para liberação de verba para pavimentação para um projeto que está sendo terminado próximo ao Escola José Dias e bairro João de Barro e deve estar pronto no prazo de 30 dias, quando então vai levar em Brasília para o senador.

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br