O município de Juara avançou no sistema de videomonitoramento de trânsito graças à parceria com o programa Vigia Mais MT, do Governo de Mato Grosso.
Em entrevista concedida pelo diretor do DIMUTRAN – Departamento Municipal de Trânsito de Juara, Amaurício Cordeiro, a reportagem da Rádio Tucunaré e site Acesse Notícias, foram esclarecidos os detalhes sobre a manutenção das câmeras instaladas via sistema Vigia Mais e do próprio Centro de Operações de Trânsito (CEOP) do município. Segundo ele, após a instalação das câmeras em pontos estratégicos da cidade (já são 61 em funcionamento) — algumas em frente a escolas, cruzamentos e avenidas — houve desafios: equipamentos devolvidos à Secretaria de Segurança Pública por apresentar defeitos, atos de vandalismo e falhas técnicas.
Para resolver, a Prefeitura abriu licitação (pregão) para contratação de empresa de manutenção. A vencedora foi a empresa “Xerife”. Houve recurso judicial da segunda colocada, mas o julgamento confirmou a Xerife como vencedora. Agora, essa empresa será responsável pela manutenção, substituição das câmeras danificadas ou furtadas e ainda potencial instalação de mais 80 câmeras em regime de comodato para Juara.
Ainda conforme Amaurício Cordeiro, com essa nova fase haverá facilitação das operações do DIMUTRAN. Ele confirmou que o sistema do CEOP já está em pleno funcionamento, porém ainda não serão aplicadas multas eletrônicas via câmeras, pois é preciso instalar placas que indiquem que aquela via está sendo monitorada e fiscalizada eletronicamente. Assim que essas placas estiverem no lugar, começarão as autuações pelo sistema.
A Prefeitura esclarece que esse avanço reforça a segurança, o ordenamento do trânsito e a tecnologia como aliada da gestão pública. A população de Juara poderá, em breve, contar com maior fiscalização, melhor visibilidade no trânsito e resposta rápida em casos de infrações ou ocorrências.