Campanha de vacinação antirrábica animal na zona urbana de Juara terá início no dia 05 de setembro começado pelo bairro João de Barro, para cães de gatos.
O médico veterinário da prefeitura de Juara e também coordenador de inspeção João Vitor da Cruz, falou a reportagem da Rádio Tucunaré e site Acesse Notícias, que a campanha antirrábica já começou na zona rural e agora começará na zona urbana.
Confira as datas e locais de vacinação antirrábica:
Dia 05 de setembro no bairro João de Barro, no barracão da associação.
Dia 06 de setembro no bairro Jardim América
Dia 08 de setembro no bairro Porto Seguro
Dia 09 de setembro no bairro Jardim Califórnia
Dia 12 de setembro no bairro Jardim Flamboyant
Dia 13 de setembro no bairro Jardim Santa Maria
Dia 14 de setembro no bairro Parque Alvorada
Dia 15 de setembro no bairro Santa Cruz
Dia 16 de setembro no bairro Santa Cruz
Dia 19 de setembro no bairro São João (no barracão da igreja)
Dia 20 de setembro no bairro Cruzeiro do Sul
Dia 21 de setembro no bairro Jardim Paranaguá
Dia 22 de setembro no bairro Parque Kennedy
Dia 23 de setembro no bairro Bandeirantes
O veterinário lembrou, que a raiva é uma doença de caráter zoonótico, que transmite para os seres humanos e os seres humanos transmitem para os animais. Ela possui muita importância e os proprietários de cães e gatos devem ficar atentos e levar seus animais para vacinar, reforçou.
Dia D
No dia 10 de setembro, que é um sábado, será o primeiro dia “D” da vacinação anti-rábica, que acontecerá na Praça dos Colonizadores.
Os proprietários precisam saber sobre seus animais que vão vacinar:
– precisam ter acima de 3 meses de idade;
– que estejam com bons sinais de saúde;
Será preciso levar a carteirinha de vacinação do animal caso tenha, mas quem não tiver será feita na hora, informou o João Vitor.
As fêmeas não podem estar prenhas e só poderão receber a vacina de 7 a 10 dias após o parto.
Os proprietários precisam ajudar os agentes que estão vacinando o animal, para que possa ser realizada a vacina para não colocar em risco os agentes e se for um animal agressivo, devem levar a focinheira para conter esse animal e poder receber a vacina.
Caso algum morador esteja viajando no dia da vacinação em seu bairro ou outro empecilho acontecer, ele poderá levar seu animal em outro bairro.
Antes de encerrar a entrevista o João Vitor lembrou, que o Juara possui o centro de zoonose e se algum proprietário perder os dias de vacinação por algum motivo, poderá levar o animal até o centro de zoonose.
Proprietários de animais, que não tem como se locomover para levar seus cães e gatos para vacinar, pode ligar no centro de zoonose no telefone 3556-1344 e fazer o agendamento, para que a equipe faça visita na casa, porém essa vacina agendada na residência da pessoa é somente para casos de pessoas de idade, que não conseguem levar seus animais ou se o animal é muito bravo o proprietário não consegue conte-lo quando está fora da residência, finalizou.