Iniciado em abril de 2025, a campanha “Leão Amigo” em Juara foi tema de audiência pública voltada à conscientização da sociedade, sobre tudo, uma iniciativa para as pessoas físicas e jurídicas destinarem parte do seu imposto de renda devido ao fundo municipal que atendem crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade.
A ação contou com apoio incondicional do Ministério Público, Conselho dos Contadores e Tribunal de Contas do Estado.
O promotor de Justiça Criminal, Dr. Pedro Facundo Bezerra, enfatizou que a campanha representa uma verdadeira oportunidade de exercer cidadania de forma direta e transformadora, onde ao invés do imposto ir para Brasília, o contribuinte destina diretamente para a comunidade juarense, através de projetos sociais sérios, fiscalizados pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas do Estado.
Claudemir Marque presidente Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) ressaltou que a campanha “Leão Amigo” em Juara teve saldo positivo, uma vez que o município tem um grande potencial de arrecadação com cerca de R$ 1 milhão de reais, e nos últimos anos, cerca de apenas 5% foram arrecadados.
Ele frisou que a campanha representa uma verdadeira oportunidade de exercer cidadania de forma direta e transformadora, e que o FIA (Fundo da Infância e Adolescência) e o FDI (Fundo do Idoso) são geridos com responsabilidade e transparência, envolvendo ainda o Conselho Federal de Contabilidade e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Para o Dr. o Promotor Paulo Prado, Procurador de Justiça, e da Vara Especializada da Infância e Juventude em Cuiabá que participou através de vídeo conferência das ações no mês de abril deste ano, os recursos, sem aumento de custo ao contribuinte devem permanecer em Juara e ser utilizado em ações que verdadeiramente impactem a comunidade.