Juara – Mato Grosso

17 de abril de 2024 09:28

[dataehoranews]

Campanha ‘Novembro Azul’: Médico do Hospital São Lucas de Juara diz que homens ainda resistem em fazer exames de próstata

O mês de novembro chegou, e com ele também chega a campanha de prevenção da Saúde dos homens, o ‘Novembro Azul’ que foi implantado no ano de 2011 através do Instituto Lado a Lado pela Vida.

O objetivo principal da campanha ‘Novembro Azul’ é de alertar as pessoas do sexo masculino sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, considerado o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.

Esse é um dos maiores movimentos em prol da saúde masculina, embora a prevenção e os cuidados com a saúde devem ser preservados todos os dias o ano.

Exame da próstata: Muitos homens ainda tem preconceito em fazer o exame, e por isso, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que leva a uma alta taxa de óbitos.

Vale ressaltar que, quando identificado em fase inicial, o câncer de próstata tem altos índices de cura, conforme disse a reportagem da Rádio Tucunaré e acessenoticias, o médico do Hospital São Lucas de Juara, Dr. Francisco de Assis Domingues.

Fazer check-up regular, é a melhor forma de prevenir doenças e evitar que sejam tratadas apenas em estágios mais avançados. Em todas as faixas etárias o urologista deve ser consultado, até porque o problema de próstata hoje atinge pessoas bem mais nova entre 40 anos acima, assim como o câncer de mama também atinge mulheres mais novas, e até jovens, então, a orientação é a prevenção para ambos os sexos informou Dr. Francisco de Assis Domingues.

Ele explica que a campanha é importante nesse sentido, mas a educação, o conhecimento sobre essas questões são essenciais, e isso precisa ser feito cada vez mais com intensidade, para que as pessoas menos esclarecidas tenham conhecimento do quanto é importante fazer a prevenção da saúde, seja homens ou mulheres.

O médico, Dr. Francisco de Assis Domingues finalizando dizendo que atualmente, tudo se modernizou, e as oportunidades para fazer o exame de próstata é bem modera, basta querer prevenir.

Quais os Exames da Próstata habituais?
  • Análise do PSA. Este teste consiste numa colheita sanguínea, recorrendo a uma técnica específica designada radioimunoensaio. …
  • Toque Rectal
  • Biópsia Prostática
  • Ressonância Multiparamétrica da Próstata
  • PET, PET-CT e PET-PSMA
  • Ecografia da Próstata
  • Fluxometria Urinária.

Fonte: Radio Tucunaré/ Acesse Noticias /Soan de Barros

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br