Graças a um trabalho contínuo de divulgação e palestras em instituições de ensino voltadas a estudantes prestes a completar 18 anos, o número de alistamentos militares no Tiro de Guerra 09-005 Alves Reolon, em Juara, apresentou um aumento significativo.
A informação foi repassada à nossa reportagem pelo Subtenente Valejo, chefe de instrução e comandante da unidade. Segundo ele, a aproximação com os jovens tem sido fundamental para despertar a consciência sobre a importância do alistamento militar obrigatório.
Os jovens estão entendendo melhor o valor do serviço militar, não apenas como um dever, mas também como um ato de cidadania e compromisso com o País, afirmou o Subtenente.
O alistamento militar é obrigatório para todos os brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos. Deixar de se alistar dentro do prazo legal que vai de 1º de janeiro a 30 de junho do ano em que o jovem completa a maioridade pode acarretar sérias consequências.
Vejas as restrições para o jovem que não alistar dentro do prazo:
-
Impedimento para tirar passaporte ou carteira profissional;
-
Restrição para prestar concursos públicos;
-
Dificuldades para obter matrícula em instituições de ensino;
-
Proibição de assumir cargos públicos;
-
Multa e regularização obrigatória junto à Junta de Serviço Militar.
Diante disso, as ações educativas realizadas pelo Tiro de Guerra têm sido essenciais para orientar os jovens e garantir que eles estejam em conformidade com a legislação. Ele ainda agradeceu a imprensa pela apoio que tem concedido nas divulgações das ações realizadas pelo TG em Juara.