Juara – Mato Grosso

14 de outubro de 2025 17:53

Capacitação contra tráfico de pessoas mobiliza autoridades e sociedade civil em Juara com oficina técnicas

O município de Juara recebeu nos dias 9 e 10 de outubro de 2025, uma Oficina de Capacitação sobre Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, promovida pelo Comitê de Estado de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de Mato Grosso e pelo Núcleo Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

Em entrevista a Rádio Tucunaré e site acessenoticias, a enfermeira Aparecida Bezerra, popular Cida Bezerra explicou os fundamentos do evento que teve o apoio do Escritório Regional de Saúde do município.

A capacitação foi realizada na Câmara Municipal de Juara, e teve com finalidade qualificar os profissionais que atuam no atendimento direto ou indireto de vítimas de violência, oferecendo uma análise aprofundada sobre o tráfico de pessoas, considerado uma das mais graves violações dos direitos humanos, de acordo com a legislação nacional e tratados internacionais ratificados pelo Brasil, conforme disse Cida Bezerra, idealizadora da ação.

Entre os públicos-alvo estavam os profissionais das secretarias municipais de educação, saúde (PSF, ESF e UPA), assistência social (CRAS e CREAS), conselheiros municipais e tutelares, Policiais Civis e Militares, além de representantes de organizações da sociedade civil de Juara, uma vez que outros municípios da região não puderam estar presente.

Cida Bezerra enfatizou que a participação do promotor de Justiça, Dr. Rômulo, Dulce e Wesley da Mata, que é presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos foram fundamentais para enriquecer o encontro.

Eles participaram com os participantes da oficina juntamente com os técnicos responsáveis e a enfermeira Cida Bezerra, onde temas importantes foram debatidas em grupos aperfeiçoando ainda mais as informações.

Wesley da Mata, presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos destacou que esses assuntos são de extrema importância e frisou que o crime de tráfico de pessoas já contabiliza mais de 100 em todo o Estado o que é considerado um número expressivo e precisa ser combatido.

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.