Juara – Mato Grosso

27 de maio de 2024 21:18

[dataehoranews]

Carreta Móvel de Saúde está na Praça dos Colonizadores para exames preventivos e de mamografia.

O programa Sesc Saúde Mulher está em Juara com a carreta estacionada na Praça dos Colonizadores. Trata-se de uma unidade móvel com uma equipe de profissionais, que realizam exames e ações preventivas sobre saúde.

A Secretária de Saúde Maysa Figueiredo, explicou à rádio Tucunaré, que essa carreta é uma parceria entre Secretaria de Saúde e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Arinos e que, embora esteja em Juara  está disponível para atendimento a toda a região.

São realizados exames preventivos e exames de mamografia. Esses exames foram pré-agendados em unidades de saúde de Juara, com ajuda das enfermeiras e Agentes Comunitárias de saúde.

O equipamento está localizado na Praça dos  Colonizadores para atendimento desses pré-agendamentos, explicou.

A enfermeira gerente da Atenção Básica Maquilaine Henriqueta Miranda, informou que, as vagas foram direcionadas para as unidades básicas de saúde de Juara, onde cada uma recebeu um número de vagas, pois cada unidade conhece a população de seu bairro e através de levantamento realizado pelos Agentes de Saúde foram apontadas as mulheres que necessitavam realizar estes exames e que foram selecionadas.

Os critérios para escolha dessas mulheres que vão receber os exames foram: mulheres de 50 a 69 anos e as mulheres que já tinham histórico familiar ou indicação médica; as mulheres de 35 anos com encaminhamento médico. Os exames preventivos foram para todas as mulheres acima de 25 anos a 64 anos.

Para as pessoas, que não ficaram sabendo sobre este evento ou que estejam dentro da idade e que não precisa de pedido médico, podem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa, pois poderá ser feito uma lista de espera. Se houver uma vaga, as pessoas dessa lista serão chamadas pela ordem, apontou Maquilaine.

O resultado desses exames demoram a chegar cerca de 40 dias e por isso é importante a população manter seu vínculo com as unidades de saúde de seu bairro ou mais próximas, para terem acesso aos resultados.

O atendimento da carreta está acontecendo das 07 até às 11:30 horas e após às 13:30 às 17:30 ate o dia 16 de setembro.

Maquilaine reforça, que não adianta ir até a Praça se não tiver agendamento prévio, que é realizado nas unidades de saúde.

 

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias