Juara – Mato Grosso

19 de abril de 2024 00:21

[dataehoranews]

CASAI de Juara recebeu 03 veículos camionete para atender povos indígenas

Na manhã desta terça-feira, dia 12 de julho de 2022, em ato comemorativo, o Cacique da Aldeia Tatuí, Kaiabi/Apiaká de Juara esteve em Juara na sede da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde, situada no bairro Porto Seguro, onde receberam três veículos tipo camionete para prestação e serviço nas aldeias da região.

Estiveram presentes ainda o chefe da FUNAI em Juara Nicolau Morimã, Margareti Morimã Sirayup, presidente do conselho local de saúde indígena também vice-presidente do condiz, Antônio Sergio Viole, coordenador substituto do distrito Especial Sanitário Kaiapó com sede em Colíder Mato Grosso entre outras autoridades das etnias.

O momento foi de muita comemoração para todos da etnias indígenas.

Segundo o coordenador substituto, dos três veículos recebidos, 02 (dois) veículos atenderão as comunidades e um ficará na sede da CASAI em Juara com a finalidade de oferecer melhor qualidade de vida e assistência a população indígena trazendo mais agilidades nos atendimentos a saúde.

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) é a unidade gestora descentralizada do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena com sede em Colíder tem por finalidade melhorar a qualidade de vida das etnias.

Criada em 2010, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde que atende os indígenas desde de sua criação sempre contou com veículos para prestar atendimentos a eles.

Margarete morimã sirayup, presidente do Conselho de Saúde indígena também vice-presidente do CONDIZ explica que o momento foi de agradecimento, uma vez que estavam passando essa necessidade dentro da base por falta de transportes. Atualmente são três comunidades grandes e as demais de porte menor, e com o recebimento desses veículos tudo ficará melhor.

O Cacique Dionisio Marayup também comemorou a conquista e destacou a grandiosidade da ação para todas as etnias indígenas de Juara.

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br