Juara – Mato Grosso

3 de fevereiro de 2026 01:24

Cerimônia marcou troca de comando na 13ª Delegacia de Serviço Militar de Juína que compreende Juara no Vale do Arinos

troca de comando - credito da foto assessoria de imprensa de juína

Depois de 02 (dois) anos a frente da 13ª Delegacia de Serviço Militar de Juína, o 1º Tenente do Exército Brasileiro, Júlio Gomes Monteiro, deixou a unidade em cerimonial realizada na última quinta-feira, dia 08 de janeiro de 2026. Além de Juína, Monteiro respondia 12 municípios da região Noroeste, incluindo Juara, no Vale do Arinos.

Seu substituto é o 2º Tenente Freire que assumiu com o compromisso de dar continuidade ao trabalho iniciado com o tenente Monteiro, que encerrou sua missão em Juína com importantes conquistas para a região ao longo de seus 02 anos a frente da Instituição.

A parceria entre o Executivo municipal e o Exército Brasileiro tem sido essencial, especialmente na reativação do Tiro de Guerra, retomado após 25 anos de inatividade.

Durante sua fala, o tenente Monteiro relembrou com emoção os desafios enfrentados para reimplantar o Tiro de Guerra, fechado desde o ano 2000, e destacou a importância da união entre instituições para atender os jovens da região noroeste de Mato Grosso.

“Saio com gratidão, porque foi um trabalho de muitas mãos, com apoio da imprensa, da prefeitura e da população, onde a divulgação correta chegou até nossos jovens, muitos deles em áreas rurais, e isso fez toda a diferença”, afirmou.

O novo delegado, tenente Freire, traz mais de 30 anos de experiência no Exército e chega motivado para dar continuidade ao trabalho. Vindo do Comando Logístico de Brasília, ele reconhece o desafio da nova missão. “Com o apoio do tenente Monteiro e da estrutura já consolidada, pretendo contribuir com disciplina e comprometimento, em especial com os jovens que ingressarão no serviço militar aqui na região”, disse.

O prefeito Paulo Veronese destacou a importância da parceria com o Exército, e enfatizou que o alistamento é obrigatório, mas vai além do dever é uma oportunidade de formação para os nossos jovens, e concluiu dizendo que o Tiro de Guerra representa disciplina, valores e cidadania.

Fonte: Redação/acessenoticias/radiotucunare

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.